SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 11°C ☁️
Publicidade
Política

Tudo o que você precisa saber sobre a nova policlínica de Ponta Grossa

Prefeita Elizabeth e deputado Aliel assinam convênio para construção da única policlínica do Paraná; Ministério da Saúde liberou R$16,9 milhões.

PROJETO_POLICLINICA-4
Foto: Prefeitura de Ponta Grossa
Publicidade

A prefeita Elizabeth Schmidt (União) e o deputado federal Aliel Machado (PV) assinaram, nesta segunda-feira (29), o convênio com o Ministério da Saúde e a Caixa Econômica para as obras da nova policlínica de Ponta Grossa. O governo anunciou a liberação de R$ 16,9 milhões para a construção da estrutura, com recursos do Novo PAC Saúde. 

O mais novo ambulatório de especialidades será construída na região da Vila Raquel, no bairro Contorno, e busca fortalecer o acesso à atenção especializada em saúde na cidade. A policlínica vai contar com médicos de várias especialidades, consultas clínicas, exames gráficos e de imagem – como ressonâncias magnéticas, tomografias e eletrocardiogramas – e também pequenas cirurgias, como cauterizações e biópsias.  

Mais notícias: Lula sanciona lei que amplia licença e salário-maternidade

A nova policlínica terá 3.250m² de área construída, conforme registro no TGov Convênios (sistema de transferência de recursos do Governo Federal). O projeto utilizado para a construção será o referencial utilizado pelo Ministério da Saúde. A estimativa total de investimentos é de R$ 30 milhões. 

Dentro dessa estrutura deve contemplar:

  • 2 Salas de Cirurgia
  • 8 leitos para preparo/recuperação cirúrgica
  • 1 Sala de Raio X
  • 1 Sala de Tomografia
  • 1 Sala de Ressonância Magnética
  • 1 Sala de Mamografia
  • 4 Salas de ultrassom
  • 1 Consultório de acolhimento a vítimas de violência
  • 1 Setor de reabilitação física (100m²), fonoaudiologia, terapia ocupacional
  • 40 consultórios

Confira as imagens do projeto em 3D de como deve ficar a futura policlínica de Ponta Grossa. 

Assinatura

O Portal BnT Online acompanhou a cerimônia de assinatura do convênio na  Caixa Econômica Federal da Rua Francisco Ribas, manhã desta segunda-feira (29). O evento contou com a presença da prefeita Elizabeth Schmidt (União), do deputado federal Aliel Machado (PV) e do superintendente regional do Ministério da Saúde, Luiz Armando Erthal.

O deputado Aliel Machado (PV) destacou a articulação política necessária para que Ponta Grossa fosse contemplada com a nova estrutura. “Eu levei a prefeita a Brasília, tivemos reuniões no Palácio do Planalto e no Ministério da Saúde. Muitas cidades grandes disputavam esse recurso e nós conquistamos. É uma obra histórica para atender nossa gente, diminuir a fila de espera, garantir mais exames, especialistas e um atendimento de qualidade.”

A prefeita Elizabeth Schmidt destacou a importância da obra para a Saúde do Município. “Estamos muito felizes porque o investimento é altíssimo, vem do Governo Federal, do PAC Seleções. Nós fizemos a nossa tarefa de casa, protocolamos no Ministério da Saúde e, graças a Deus, fomos contemplados com essa maravilha de obra que vai ser construída no Contorno, com acesso facilitado para toda a cidade.”

WhatsApp Image 2025-09-29 at 104219
Foto: Ministério da Saúde

Representando o Ministério da Saúde, Luiz Armando Erthal destacou a relevância do projeto para o fortalecimento do SUS. “Teremos um atendimento ambulatorial especializado, garantindo que os pacientes sejam atendidos com maior proximidade e em menor tempo de espera.. Esta é a única Policlínica contemplada no Paraná pelo PAC 2025. Ponta Grossa foi escolhida pelo seu porte e pela sua importância como polo regional. Tenho certeza de que o SUS será fortalecido em toda a nossa região”, afirmou.

Segundo o Ministério da Saúde, o município de Ponta Grossa agora deverá apresentar, até 30 de dezembro de 2025, o projeto básico, as licenças ambientais, a aprovação da vigilância sanitária local e o documento que comprove o domínio da área pública. Com a documentação aprovada, o governo vai autorizar o processo licitatório, a ser conduzido pela prefeitura. A liberação dos recursos vai acontecer somente após a validação do certame pela mandatária.

Vinicius Sampaio
Autoria
Vinicius Sampaio
Sou formado em Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Sou repórter do jornal Boca no Trombone, responsável por policial, esportes e política. Facilidade em comunicação visual, textual e verbal. Possuo conhecimento e um apreço especial por jornalismo de dados.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →