Tudo o que você precisa saber sobre a nova policlínica de Ponta Grossa
Prefeita Elizabeth e deputado Aliel assinam convênio para construção da única policlínica do Paraná; Ministério da Saúde liberou R$16,9 milhões.

A prefeita Elizabeth Schmidt (União) e o deputado federal Aliel Machado (PV) assinaram, nesta segunda-feira (29), o convênio com o Ministério da Saúde e a Caixa Econômica para as obras da nova policlínica de Ponta Grossa. O governo anunciou a liberação de R$ 16,9 milhões para a construção da estrutura, com recursos do Novo PAC Saúde.
O mais novo ambulatório de especialidades será construída na região da Vila Raquel, no bairro Contorno, e busca fortalecer o acesso à atenção especializada em saúde na cidade. A policlínica vai contar com médicos de várias especialidades, consultas clínicas, exames gráficos e de imagem – como ressonâncias magnéticas, tomografias e eletrocardiogramas – e também pequenas cirurgias, como cauterizações e biópsias.
Mais notícias: Lula sanciona lei que amplia licença e salário-maternidade
A nova policlínica terá 3.250m² de área construída, conforme registro no TGov Convênios (sistema de transferência de recursos do Governo Federal). O projeto utilizado para a construção será o referencial utilizado pelo Ministério da Saúde. A estimativa total de investimentos é de R$ 30 milhões.
Dentro dessa estrutura deve contemplar:
- 2 Salas de Cirurgia
- 8 leitos para preparo/recuperação cirúrgica
- 1 Sala de Raio X
- 1 Sala de Tomografia
- 1 Sala de Ressonância Magnética
- 1 Sala de Mamografia
- 4 Salas de ultrassom
- 1 Consultório de acolhimento a vítimas de violência
- 1 Setor de reabilitação física (100m²), fonoaudiologia, terapia ocupacional
- 40 consultórios
Confira as imagens do projeto em 3D de como deve ficar a futura policlínica de Ponta Grossa.
Assinatura
O Portal BnT Online acompanhou a cerimônia de assinatura do convênio na Caixa Econômica Federal da Rua Francisco Ribas, manhã desta segunda-feira (29). O evento contou com a presença da prefeita Elizabeth Schmidt (União), do deputado federal Aliel Machado (PV) e do superintendente regional do Ministério da Saúde, Luiz Armando Erthal.
O deputado Aliel Machado (PV) destacou a articulação política necessária para que Ponta Grossa fosse contemplada com a nova estrutura. “Eu levei a prefeita a Brasília, tivemos reuniões no Palácio do Planalto e no Ministério da Saúde. Muitas cidades grandes disputavam esse recurso e nós conquistamos. É uma obra histórica para atender nossa gente, diminuir a fila de espera, garantir mais exames, especialistas e um atendimento de qualidade.”
A prefeita Elizabeth Schmidt destacou a importância da obra para a Saúde do Município. “Estamos muito felizes porque o investimento é altíssimo, vem do Governo Federal, do PAC Seleções. Nós fizemos a nossa tarefa de casa, protocolamos no Ministério da Saúde e, graças a Deus, fomos contemplados com essa maravilha de obra que vai ser construída no Contorno, com acesso facilitado para toda a cidade.”

Representando o Ministério da Saúde, Luiz Armando Erthal destacou a relevância do projeto para o fortalecimento do SUS. “Teremos um atendimento ambulatorial especializado, garantindo que os pacientes sejam atendidos com maior proximidade e em menor tempo de espera.. Esta é a única Policlínica contemplada no Paraná pelo PAC 2025. Ponta Grossa foi escolhida pelo seu porte e pela sua importância como polo regional. Tenho certeza de que o SUS será fortalecido em toda a nossa região”, afirmou.
Segundo o Ministério da Saúde, o município de Ponta Grossa agora deverá apresentar, até 30 de dezembro de 2025, o projeto básico, as licenças ambientais, a aprovação da vigilância sanitária local e o documento que comprove o domínio da área pública. Com a documentação aprovada, o governo vai autorizar o processo licitatório, a ser conduzido pela prefeitura. A liberação dos recursos vai acontecer somente após a validação do certame pela mandatária.























