Vereadores aprovam criação da semana de combate ao sedentarismo em PG
Evento anual na última semana de maio terá atividades gratuitas e parcerias para incentivar exercícios e hábitos mais saudáveis.

A Câmara Municipal de Ponta Grossa aprovou, nesta segunda-feira (11), em segunda discussão, o Projeto de Lei nº 219/2025, de autoria do presidente da Casa, vereador Julio Kuller (MDB), que institui a Semana Municipal de Combate ao Sedentarismo. A ação será realizada anualmente na última semana de maio, com atividades gratuitas e parcerias para incentivar a prática de exercícios, conscientizar sobre os riscos da inatividade e promover hábitos de vida mais saudáveis.
O texto aprovado estabelece objetivos como conscientizar sobre os riscos do sedentarismo para a saúde, incentivar a prática regular de atividades físicas e esportivas, promover ações educativas em escolas e unidades de saúde e estimular parcerias com entidades públicas e privadas.
As atividades poderão incluir aulas abertas de ginástica, dança, caminhada, palestras e oficinas sobre saúde, qualidade de vida e alimentação saudável, além de eventos esportivos e campanhas de mídia. O Poder Executivo também poderá firmar convênios com academias, clubes, organizações não governamentais e outras instituições para ampliar o alcance das ações.
Mais notícias: PMPR apreende 950 quilos de maconha no fim de semana: prejuízo milionário ao tráfico
“O sedentarismo é um dos principais fatores de risco para doenças graves e precisamos criar oportunidades para que as pessoas se movimentem. Queremos que a população tenha acesso a atividades gratuitas, informação de qualidade e incentivo para adotar hábitos mais saudáveis”, afirmou Küller.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que a inatividade física está entre as dez principais causas de morte no mundo, associada ao aumento de casos de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e depressão. Após sanção da prefeita, Ponta Grossa passará a contar oficialmente com uma semana dedicada à prevenção e à promoção da saúde por meio do movimento.
*Com informações da Assessoria de Imprensa























