SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 11°C ☁️
Publicidade
Política

 “UPA Uvaranas está fadada ao fracasso”, diz DR. Erick

Vereador critica modelo de terceirização adotado pela Prefeitura e alerta que, sem servidores concursados, nova unidade seguirá os mesmos problemas das UPAs Santa Paula e Santana.

493011034_1231530268979590_3399942138246055216_n
Foto: reprodução
Publicidade

A nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Uvaranas, que ainda nem foi inaugurada oficialmente, já enfrenta duras críticas. Em discurso realizado na quarta-feira (23) na Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG), o médico e vereador Dr. Erick afirmou que, caso siga o mesmo modelo de gestão adotado nas demais unidades da cidade, a nova UPA “está fadada ao fracasso”.

O parlamentar se referia à terceirização dos serviços essenciais de saúde no município. Ele classificou a prática como “vergonhosa” e “ilegal”, denunciando inclusive a existência de “quarteirização” nas UPAs Santa Paula e Santana — ou seja, quando profissionais são contratados como pessoa jurídica por empresas terceirizadas, que recebem recursos da Prefeitura para prestar o atendimento.

“A UPA Santa Paula, a UPA Santana têm quarteirização acontecendo — e isso é contra a lei. Isso é ilegal”, afirmou. “Nós conhecemos quase todos os profissionais que trabalham lá. São pessoas jurídicas contratadas por outra pessoa jurídica, que é paga pela Prefeitura. Isso está errado. Isso é, no mínimo, suspeito.”

Dr. Erick elogiou a colega de plenário, vereadora Maris Leide, que também é profissional da saúde, e apoiou o posicionamento dela contra o modelo adotado na gestão da saúde pública municipal. Ele reforçou que sem a contratação de servidores concursados para atuação direta nas UPAs, os problemas vão se repetir.

“Se não houver inserção de profissionais concursados dentro dessa UPA para prestar o serviço de maneira efetiva, digna e linear — e que esses profissionais sigam uma carreira dentro da unidade — vai acontecer a mesma coisa que está acontecendo na UPA Santana.”

 

Por fim, o vereador alertou que, dentro de um ano, o cenário poderá se repetir. “Daqui a um ano estaremos aqui novamente, falando do fracasso da UPA Uvaranas”, concluiu.

A crítica de Dr. Erick reacende o debate sobre o modelo de gestão da saúde pública em Ponta Grossa, em especial nas Unidades de Pronto Atendimento, que enfrentam constantes denúncias de precarização, rotatividade de profissionais e irregularidades trabalhistas.

Leia também: Vereadores criticam impedimento à fiscalização e denunciam “Farra das Concessões ” em PG

Boca no Trombone
Autoria
Boca no Trombone
O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →