SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 12°C ⛈️
Publicidade
Brasil

Última elefanta da Argentina inicia jornada rumo à liberdade no Brasil

Durante todo o transporte, Kenya terá contato apenas com três pessoas autorizadas para garantir seu bem-estar e segurança

elefante
Mendonza/Argentina
Publicidade

A elefanta Kenya, com 44 anos e última de sua espécie em cativeiro na Argentina, inicia sua jornada de libertação nesta segunda-feira (7). Atravessando a fronteira entre Argentina e Brasil, ela passará por Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, em direção ao Santuário de Elefantes Brasil (SEB), localizado em Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso.

Este transporte marca o encerramento de quatro décadas em confinamento no antigo zoológico de Mendoza e representa uma esperança renovada para a elefanta, que percorrerá aproximadamente 4 mil quilômetros durante uma viagem que deve durar cerca de cinco dias. A operação foi autorizada pela Subsecretaria Nacional do Meio Ambiente da Argentina e contará com um acompanhamento rigoroso durante todo o trajeto.

De acordo com informações do governo de Mendoza, Kenya será recebida em uma área de 1.500 hectares no santuário brasileiro, onde terá a oportunidade de viver em um ambiente natural e socializar com outros elefantes. Esta mudança foi cuidadosamente planejada desde 2017, envolvendo treinos comportamentais e avaliações veterinárias para assegurar que tudo ocorresse com segurança.

Ignacio Haudet, diretor de Biodiversidade e Ecoparque de Mendoza, expressou seu alívio e alegria ao anunciar o início da jornada: “Depois de um longo processo e de um intenso trabalho em equipe, estamos comemorando o fato de que Kenya agora inicia sua jornada rumo ao santuário no Brasil”.

A ministra de Energia e Meio Ambiente de Mendoza, Jimena Latorre, também celebrou a ocasião em um vídeo nas redes sociais: “Após mais de sete anos de trabalho, hoje acompanhamos a partida da última elefanta do ex-zoológico de Mendoza para um santuário no Brasil, onde ela poderá viver em um ambiente natural, em uma manada e sem cativeiro”.

O Santuário de Elefantes Brasil é uma organização sem fins lucrativos dedicada ao acolhimento e reabilitação de animais resgatados do cativeiro. O espaço conta com recintos que variam entre 40 a 400 hectares, todos dotados de vegetação nativa adequada para as espécies que abriga. Com a chegada de Kenya, o santuário agora terá um total de sete elefantas, incluindo Bambi, Mara, Raia, Maia, Guilhermina e Pupy.

Durante todo o transporte, Kenya terá contato apenas com três pessoas autorizadas para garantir seu bem-estar e segurança. Essa nova fase na vida da elefanta representa não apenas um novo lar, mas também uma chance para experimentar liberdade em seu estado natural.

Leia também Falso veterinário preso por práticas irregulares em Castro

Luis Carlos Pimentel
Autoria
Luis Carlos Pimentel
Formado em Técnica Contábil, estudou Jornalismo na Faculdade Secal. Há 40 anos trabalha em meios de comunicação social. Trabalhou em emissoras de rádio, jornais impressos e portais. Registro Mtb/PR - 4451
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →