SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 16°C ☁️
Publicidade
Ponta Grossa

PG abre oficialmente a Semana da Pátria com solenidade no Paço Municipal

A cerimônia marcou o início das comemorações da Independência do Brasil, no dia 7, e do Aniversário de Ponta Grossa, em 15 de setembro.

Abertura da Semana da Pátria em Ponta Grossa com solenidade no Paço Municipal
Foto: Henry Milléo/PMPG
Publicidade

A Prefeitura de Ponta Grossa realizou na tarde desta segunda-feira (1º) a tradicional solenidade de abertura da Semana da Pátria, em alusão à Independência do Brasil. O evento ocorreu em frente ao Paço Municipal Dr. David Federmann, no bairro da Ronda, e contou com a participação do Comando da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, sediada na cidade.

A cerimônia marcou o início das atividades comemorativas de setembro, que envolvem tanto a Independência do Brasil, no dia 7, quanto o Aniversário de Ponta Grossa, em 15 de setembro. Neste ano, celebram-se os 203 anos da Independência e os 202 anos de Emancipação Política do município.

O evento reuniu autoridades civis e militares, além de estudantes das Escolas Municipais Humberto Cordeiro (Oficinas) e Prefeito Coronel Cláudio Gonçalves Guimarães (Uvaranas). As crianças entoaram o Hino Nacional Brasileiro, o Hino da Independência e o Hino de Ponta Grossa durante a solenidade.

“Uma alegria abrir a Semana da Pátria junto dos nossos alunos da rede municipal. O futuro do Brasil está no sorriso e no brilho nos olhos das nossas crianças”, destacou a prefeita Elizabeth Schmidt (União).

Abertura da Semana da Pátria em Ponta Grossa com solenidade no Paço Municipal
Foto: Henry Milléo/PMPG

Ela acrescentou ainda: “Celebrar a Pátria é mais do que cumprir um rito. É reconhecer o valor de cada brasileiro que constrói, todos os dias, com trabalho, dignidade e esperança, o presente e o futuro do nosso país. E é, também, educar – especialmente os mais jovens – para o amor à nossa terra, à nossa cultura e às nossas instituições. Aqui também reafirmamos o papel de Ponta Grossa como guardiã da identidade dos Campos Gerais e como protagonista no desenvolvimento do Paraná.”

As comemorações seguem no dia 7 de setembro (domingo) com o tradicional Desfile Cívico-Militar, em celebração ao Dia da Independência. O tema deste ano será “80 anos de glória da Força Expedicionária Brasileira”. O desfile está marcado para as 9h20, na Avenida Vicente Machado.

Já no dia 15 de setembro (segunda-feira), no mesmo local, acontece o Desfile Comemorativo aos 202 anos de Emancipação Política de Ponta Grossa, com o tema “Das primeiras letras à integração: a importância da Educação na construção da cidade que merecemos”, a partir das 8h.

*Com informações da Assessoria de Imprensa

Últimas notícias de Ponta Grossa e região

Vinicius Sampaio
Autoria
Vinicius Sampaio
Sou formado em Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Sou repórter do jornal Boca no Trombone, responsável por policial, esportes e política. Facilidade em comunicação visual, textual e verbal. Possuo conhecimento e um apreço especial por jornalismo de dados.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →