AMCG debate segurança, gestão fiscal e tarifaço em Ivaí
Prefeitos e prefeitas dos Campos Gerais se reuniram em Ivaí para discutir segurança pública, gestão fiscal e impactos do tarifaço dos EUA.

A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) realizou, nesta quinta-feira (4), em Ivaí, mais uma Reunião Ordinária com a presença de prefeitos, deputados e lideranças regionais. O encontro abordou pautas estratégicas para os 19 municípios da região, como segurança pública, gestão fiscal, meio ambiente e novas ferramentas de apoio à administração municipal. Também entrou em debate o impacto da tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos ao Brasil, que preocupa setores produtivos e prefeituras locais.
A presidente da AMCG e prefeita de Imbaú, Dayane Sovinski, destacou a mobilização conjunta. “A cada encontro da AMCG reforçamos nossa capacidade de mobilização. Hoje, em Ivaí, discutimos temas urgentes para as prefeituras, como segurança pública, gestão fiscal e meio ambiente. Também tratamos dos impactos da tarifa de 50% imposta pelos EUA ao Brasil, que preocupa muitos municípios. A presença dos secretários demonstra o reconhecimento da força regional dos Campos Gerais e fortalece o papel do associativismo na busca por soluções conjuntas”, afirmou.
O secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Hudson Leôncio Teixeira, apresentou dados sobre avanços no combate à criminalidade e investimentos feitos pelo Governo do Paraná para reforçar o efetivo policial e modernizar equipamentos.
Mais notícias: Novos veículos do transporte escolar de PG terão vida útil de 12 anos
O secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, tratou da Reforma Tributária e garantiu suporte aos municípios para fortalecer a eficiência orçamentária das administrações locais.
Meio ambiente, licitações e tarifaço
O especialista em licitações e contratos, Dr. Flavio Cordeiro, apresentou novas soluções tecnológicas para processos mais ágeis e transparentes.
O Instituto Água e Terra (IAT) foi representado por Matheus Lopes Demito, que anunciou o primeiro treinamento regional para municípios e novas propostas de convênios ambientais.
O prefeito de Jaguariaíva e presidente do CimSamu, Juca Sloboda, relatou os reflexos da tarifa de 50% aplicada pelos EUA. Ele citou o caso da empresa BrasPine, que demitiu 400 trabalhadores. “Teremos uma mobilização em Brasília na próxima semana, junto com os demais municípios afetados pelo tarifaço, para mostrarmos ao Governo Federal tudo o que estamos sentindo, como queda de arrecadação, desemprego e redução da atividade econômica no comércio”, declarou.
O anfitrião do encontro, prefeito Orli de Cristo, ressaltou a importância da integração regional. “Receber os prefeitos da região e lideranças estaduais é motivo de orgulho para nossa cidade. Essa aproximação nos dá mais condições de encaminhar demandas locais e regionais de forma integrada, reforçando a união dos Campos Gerais em prol da população”, afirmou.
Lideranças presentes
Participaram da reunião o deputado federal Aliel Machado (PV), os deputados estaduais Artagão Junior e Luiz Claudio Romanelli (PSD), além dos prefeitos Elisangela Pedroso (PL – Carambeí), Dr. Reinaldo (PSD – Castro), Douglas Modesto (PL – Ipiranga), Altamir Sanson (PSD – Palmeira), Elizabeth Schmidt (União – Ponta Grossa), Mário Cezar (PT – São João do Triunfo) e Zélio Bittencourt (PL – Ventania).
Também estiveram presentes os vice-prefeitos Gilson Vinutti (Ortigueira), Jefferson Abreu (Telêmaco Borba), Davi Antunes (Imbaú) e Gandin Junior (Porto Amazonas), além de vereadores, secretários e diretores municipais.
*Com informações da Assessoria de Imprensa























