Ponta Grossa inaugura Condomínio do Idoso no próximo dia 10
Condomínio do Idoso de Ponta Grossa será inaugurado em 10 de outubro. Programa Viver Mais já entregou seis unidades no Paraná.

O Governo do Paraná confirmou para o dia 10 de outubro a entrega do Condomínio do Idoso de Ponta Grossa, unidade habitacional do programa Viver Mais Paraná, que integra a modalidade Casa Fácil Paraná voltada à população com mais de 60 anos. O empreendimento já está finalizado e será o sétimo condomínio desse tipo inaugurado no Estado.
Com investimento aproximado de R$ 244 milhões, entre recursos do Tesouro Estadual e da transformação da Copel em corporação, o programa prevê a construção de 32 unidades em diferentes cidades paranaenses. Atualmente, seis já foram entregues: Jaguariaíva, Prudentópolis, Foz do Iguaçu, Cornélio Procópio, Arapongas e, nesta quinta-feira (2), Campo Mourão.
Cada condomínio segue o modelo padrão de 40 moradias individuais, além de espaços comuns voltados à convivência, saúde e lazer. As unidades contam com ambulatório, praça, academia ao ar livre, horta comunitária, salão de festas e quiosques de jogos.
Mais notícias: Ministério da Saúde anuncia compra emergencial de antídotos contra intoxicação por metanol
O programa é destinado a idosos sozinhos ou casais com renda de até seis salários mínimos, com prioridade para aqueles em maior vulnerabilidade social. O sistema funciona como aluguel social, fixado em 15% do salário mínimo nacional, atualmente em R$ 227,70.
Além de Ponta Grossa, outras 13 unidades estão em obras em diferentes regiões do Paraná. A mais adiantada é a de Guarapuava, com 97,90% de execução, cuja inauguração está prevista para novembro. Também apresentam avanços os condomínios de Cascavel (77,27%), Francisco Beltrão (69,78%), Telêmaco Borba (66,11%) e Irati (50,31%).
Há ainda obras em andamento em Loanda (22,53%), São Miguel do Iguaçu (24,93%), Santo Antônio do Sudoeste (14,16%), Toledo (11,24%), Goioerê (10,80%), Guaíra (10,88%) e Ivaiporã, esta última em estágio inicial.
Próximos projetos
Outros 13 municípios estão em diferentes fases de contratação, licitação e projeto. Já foram contratados os empreendimentos de Astorga e Pato Branco. Em processo licitatório estão Assis Chateaubriand, Cianorte e Maringá. Em fase de projeto encontram-se Ibiporã, Laranjeiras do Sul, Londrina, Palotina, Paranavaí, Quedas do Iguaçu, São José dos Pinhais e São Mateus do Sul.
Os condomínios são geridos pela Cohapar e só podem ser implantados em municípios com população acima de 30 mil habitantes. As prefeituras devem doar o terreno com área mínima de 12 mil metros quadrados e assumir parcerias na gestão condominial, oferecendo assistência médica, psicológica e social aos moradores.
A iniciativa é uma resposta ao envelhecimento populacional no Paraná. Segundo o Censo 2022, o Estado tem 1,9 milhão de pessoas com 60 anos ou mais, o equivalente a 16% da população, quase o dobro do registrado no início dos anos 2000. Até 2027, a projeção é que o número de idosos supere a proporção de crianças com menos de 15 anos.
*Com informações da Agência Estadual de Notícias























