Ministério da Saúde anuncia compra emergencial de antídotos contra intoxicação por metanol
Governo pretende adquirir 150 mil ampolas de etanol farmacêutico e busca fomepizol junto a fornecedores internacionais

O Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira (3) a compra emergencial de antídotos para o tratamento de pessoas intoxicadas por metanol, encontrado em bebidas alcoólicas adulteradas. A medida busca reforçar o atendimento em estados e municípios, diante do aumento de casos suspeitos no país.
Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, serão adquiridas 150 mil ampolas de etanol farmacêutico, que se somam a um estoque estratégico já existente de 4,3 mil ampolas distribuídas em hospitais universitários federais e serviços do SUS.
Além disso, o governo também busca adquirir o fomepizol, medicamento específico contra intoxicação por metanol, que atualmente não está disponível no Brasil.
Busca internacional pelo fomepizol
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançou uma chamada pública internacional para identificar fornecedores do fomepizol. A iniciativa mobilizará as dez maiores agências reguladoras do mundo para indicar produtores em seus países.
O Brasil também formalizou um pedido à Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) para a doação imediata de 100 tratamentos do medicamento, além de negociar a compra de outras 1 mil unidades via Fundo Estratégico da entidade.
Medidas preventivas
De acordo com Padilha, a decisão de ampliar os estoques é uma medida de precaução, diante do aumento de notificações recentes. “Nos últimos anos, não ultrapassamos 20 casos por ano, mas temos observado um registro maior no estado de São Paulo. Essas são medidas preventivas do Ministério da Saúde”, destacou o ministro.
Confira as últimas notícias policiais de Ponta Grossa
Casos registrados no Brasil
Até a tarde de quinta-feira (2), o país havia contabilizado 48 casos suspeitos de intoxicação por metanol, além de 11 confirmações laboratoriais, segundo dados da Sala de Situação do governo federal.
O Ministério da Saúde confirmou uma morte em São Paulo relacionada ao consumo de bebida adulterada. Outros sete óbitos estão em investigação: cinco em São Paulo e dois em Pernambuco.























