SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 11°C ☁️
Publicidade
Política

Manifestantes queimam bandeira dos EUA e boneco de Trump em defesa da soberania do Brasil

Protestos em 11 capitais criticaram o tarifaço imposto pelos Estados Unidos, sanções a Alexandre de Moraes e políticas de influência externa

Donald Trump queimado - Foto: José Cruz/Agência Brasil
Boneco de Donald Trump foi queimado por manifestantes – Foto: José Cruz/Agência Brasil
Publicidade

Manifestantes foram às ruas de 11 capitais brasileiras, nesta sexta-feira (1º), em atos contra o tarifaço imposto pelos Estados Unidos ao Brasil, as sanções ao ministro Alexandre de Moraes (STF) e outras pautas ligadas à soberania nacional. Os protestos aconteceram em cidades das cinco regiões do país, incluindo Brasília, São Paulo, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Manaus e Belo Horizonte.

Em Brasília, boneco de Trump e bandeira dos EUA foram queimados

Na capital federal, cerca de 100 manifestantes se reuniram em frente à embaixada dos EUA, onde queimaram uma bandeira americana e um boneco do ex-presidente Donald Trump. O ato contou com a presença de representantes de sindicatos, movimentos sociais e partidos de esquerda, sob um forte esquema de segurança.

As faixas exibidas traziam mensagens como “Sem anistia para golpistas”, “Fora, ianques” e “Em defesa da soberania nacional”.

Para Matheus das Neves, tesoureiro da União Nacional dos Estudantes (UNE), as recentes medidas dos EUA são uma reação à crescente articulação de países do Sul Global e ao avanço de blocos como o Brics. “Estamos denunciando as tentativas de intervenção externa dos EUA na autodeterminação do Brasil. Nossa brasilidade se impõe na luta pela soberania”, afirmou.

Sindicalistas criticam influência bolsonarista e pedem ações do governo

Em São Paulo, o ato aconteceu em frente ao Consulado-Geral dos EUA, na Chácara Santo Antônio, com presença de centrais sindicais, movimentos estudantis e militantes de esquerda. Os manifestantes também pediram a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, acusando-o de colaborar com a influência americana no Brasil. “Essa mobilização é um recado aos EUA: o Brasil não vai se submeter a chantagens. E estamos denunciando que o bolsonarismo atua contra os interesses do país”, afirmou Douglas Izzo, da CUT-SP.

O diretor do PSTU, Cláudio Donizete dos Reis, destacou que a taxação de Trump impacta diretamente os trabalhadores e representa uma violação à soberania nacional. “É preciso criminalizar o bolsonarismo por essa traição à pátria”, disse.

Ele também defendeu que o governo Lula adote uma postura mais firme: “O presidente deve garantir empregos e impedir o envio de lucros de multinacionais americanas, principalmente neste contexto de embargo”.

*Com informações da Agência Brasil

Leia mais: Após tiros nos pneus, perseguição termina com dois presos por tráfico de drogas em Curitiba

Boca no Trombone Trombone
Autoria
Boca no Trombone Trombone
Equipe de jornalismo do BnT Online, cobrindo Ponta Grossa e os Campos Gerais.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →