SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 13°C 🌦️
Publicidade
Política

Governo brasileiro denuncia Israel em tribunal internacional por “invasão de territórios palestinos”

A denúncia se dá após a crise de relacionamento entre o governo do Brasil e o de Israel, ocasionada após uma fala do presidente Lula

Governo brasileiro denuncia Israel em tribunal internacional por “invasão de territórios palestinos”
Publicidade

O governo brasileiro denunciou Israel pela “invasão de territórios palestinos” na Corte Internacional de Justiça de Haia. A ação aconteceu nesta terça-feira (20).

De acordo com o governo brasileiro, os ataques feitos por Israel a territórios palestinos estão configurando “algo ilegal” e comparou a ofensiva a uma “anexação de território”. “As ações de Israel não podem ser aceitas ou normalizadas pela comunidade internacional”, disse a delegação do Itamaraty.

A denúncia se dá após a crise de relacionamento entre o governo do Brasil e o de Israel, ocasionada após uma fala do presidente Lula (PT) que, enquanto pedia um cessar-fogo na guerra, comparou os ataques israelenses contra o povo palestino com o holocausto, causado por Adolf Hilter nos anos 1940.

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu disse que ficou “extremamente ofendido” com as declarações de Lula e pediu uma retratação do presidente brasileiro. O Itamaraty disse que Lula não irá se retratar pela fala.

Cerca de 33 países pediram o cessar-fogo dos combates após a fala de Lula, dentre eles Estados Unidos e Espanha. A guerra entre Israel e o grupo Hamas, que controla parte de Gaza, já dura há 4 meses e matou cerca de 30 mil pessoas.

Leia também: Após recesso, Câmara retorna as atividades nesta segunda (19). Veja as leis aprovadas

Carlos Solek
Autoria
Carlos Solek
Castrense, formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2020-2023). Atua no portal BNT desde setembro de 2022.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →