SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 13°C 🌦️
Publicidade
Política

EUA aplicam tarifas recíprocas globais de até 41%; Brasil entra com alíquota de 10%

Trump afirmou que alíquotas serão reduzidas conforme avancem acordos com parceiros comerciais. Além da tarifa recíproca, Brasil foi alvo de sobretaxa de 50%

trump2
Imagem: Reprodução
Publicidade

Entraram em vigor nesta quinta-feira (7) as novas tarifas recíprocas anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. As alíquotas variam entre 10% e 41%, conforme a balança comercial entre os EUA e os países afetados.

Segundo a Casa Branca, o Brasil foi incluído com uma tarifa de 10%, piso reservado a nações com as quais os EUA mantêm superávit comercial. A medida faz parte de uma ordem executiva baseada em leis emergenciais americanas, anunciada em abril.

Outros países que receberam tarifas elevadas incluem Suíça (39%), Mianmar e Laos (40%) e Síria (41%).

Trump afirmou que as alíquotas poderão ser reduzidas conforme avancem os acordos com os parceiros comerciais.

Sobretaxas adicionais
Além da tarifa recíproca, o Brasil passou a ser alvo, desde quarta-feira (6), de uma sobretaxa de 40 pontos percentuais, elevando a alíquota total para 50%. A justificativa, segundo Trump, é uma “emergência nacional” em razão de ações do governo brasileiro que, segundo ele, prejudicam empresas americanas e afetam negativamente a política externa e a economia dos EUA.

Leia também: Moraes pergunta se Bolsonaro quer receber visitas de aliados políticos

João Maciel
Autoria
João Maciel
Jornalista pós-graduado em Produção Textual e Leitura, com grande experiência em assessoria de imprensa, marketing, política e campanhas eleitorais. Coapresentador do BnT News e repórter no Portal BnT Online.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →