Aliel e ministro Camilo anunciam novo campus do Instituto Federal em PG
Deputado Aliel Machado e ministro Camilo Santana confirmam compromisso para novo campus do Instituto Federal em Ponta Grossa

O deputado federal Aliel Machado (PV-PR) e o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciaram nesta sexta-feira (7) um compromisso conjunto para a instalação do campus do Instituto Federal em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. O anúncio foi feito após uma reunião em Brasília, que contou também com a presença do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli.
Durante o encontro, foi definida a divisão de responsabilidades entre o Ministério da Educação e o mandato de Aliel Machado para a aquisição do prédio que sediará a nova unidade. A previsão é que, após a consolidação do imóvel, o processo de formalização e autorização oficial do campus seja concluído em 2026.
“É uma grande notícia para Ponta Grossa. Estamos falando da oportunidade de jovens entrarem em uma instituição federal e transformarem a própria história. Eu vim da periferia e sei o que isso significa. A educação muda a vida das pessoas e a nossa cidade merece esse avanço”, afirmou Aliel Machado.
O deputado também destacou a articulação institucional que viabilizou a conquista.
“Quero agradecer ao Governo Federal, ao presidente Lula, ao ministro Camilo e à ministra Gleisi Hoffmann, que atuou junto a nós para que esse compromisso se tornasse realidade. Destaco ainda o trabalho do reitor do IFPR, Adriano Pereira, e do diretor do Centro de Referência de Ponta Grossa, Adriano Stadler. Vamos garantir a aquisição do prédio e, logo depois, celebrar a instalação tão sonhada do nosso campus”, disse.
Compromisso com a educação
O ministro Camilo Santana ressaltou a importância da iniciativa e reconheceu o trabalho do parlamentar paranaense.
“Ponta Grossa tem um grande deputado, que defende a educação e o Paraná. Assumimos o compromisso de firmar essa parceria para a aquisição de um imóvel adequado, que será a futura sede do Instituto Federal. É uma ação que garante mais oportunidades, formação e futuro para os jovens da região”, declarou.
Conheça o nosso canal no Youtube.
Camilo também relembrou o histórico do Governo Federal na expansão da rede.
“O presidente Lula foi quem mais criou Institutos Federais no Brasil e, agora, nós vamos implantar o campus em Ponta Grossa. Esse é um compromisso nosso”, concluiu o ministro.
Com a nova unidade, Ponta Grossa e toda a região dos Campos Gerais terão mais acesso à educação profissional, tecnológica e superior pública, gratuita e de qualidade — ampliando oportunidades para estudantes e impulsionando o desenvolvimento regional.
*Texto escrito com informações da assessoria
Leia aqui: Falecimentos registrados em Ponta Grossa e região nesta sexta (7)























