SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 13°C 🌦️
Publicidade
Ponta Grossa

Vídeo: Lobo-guará é flagrado no início da trilha dos arenitos do Parque Vila Velha

Um lobo-guará foi flagrado no Parque Vila Velha, em Ponta Grossa, caminhando tranquilamente no início da trilha dos arenitos, na tarde desta segunda-feira (27). O registro, feito por uma colaboradora do parque, reforça o papel da unidade de conservação como refúgio para espécies ameaçadas de extinção. O animal é conhecido por seu porte elegante, pernas […]

Design sem nome 20
Foto: Reprodução/Nathalya Teixeira
Publicidade

Um lobo-guará foi flagrado no Parque Vila Velha, em Ponta Grossa, caminhando tranquilamente no início da trilha dos arenitos, na tarde desta segunda-feira (27). O registro, feito por uma colaboradora do parque, reforça o papel da unidade de conservação como refúgio para espécies ameaçadas de extinção.

O animal é conhecido por seu porte elegante, pernas longas e comportamento discreto. Segundo o gestor do Parque Vila Velha, Leandro Ribas, a presença do lobo-guará mostra o equilíbrio ambiental da região. “Os lobos-guará têm um perfil tímido, nada agressivo e não atacam seres humanos. Quando se deparam com pessoas, preferem fugir e se esconder. A orientação, caso alguém encontre o animal, é manter a calma e avisar nossos colaboradores”, explicou Ribas.

A imagem foi registrada pela colaboradora Nathalya Teixeira, que filmou o momento em que o animal atravessava o caminho em meio à vegetação. Situações como essa vêm se tornando mais frequentes no parque, o que é um bom sinal para o ecossistema local.

Confira mais matérias sobre Ponta Grossa (Clique aqui).

De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o lobo-guará é uma das espécies classificadas como “vulnerável”, ou seja, em risco de extinção. Estima-se que existam cerca de 14 mil indivíduos no Brasil.

No Parque Vila Velha, os lobos encontram um ambiente seguro e protegido para se alimentar, descansar e reproduzir. Por isso, o parque é considerado um importante refúgio ecológico nos Campos Gerais, contribuindo para a preservação da fauna nativa e a conscientização ambiental dos visitantes.

A direção do parque reforça que o avistamento de animais silvestres é um privilégio que deve ser respeitado, mantendo sempre a distância e evitando qualquer tipo de aproximação.

Confira o vídeo gravado pela colaboradora Nathalya Teixeira aqui:

*Com informações da assessoria

Yuri Silva
Autoria
Yuri Silva
Sou formado em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Sou jornalista do portal BnT. Possuo aptidão em comunicação textual, verbal e afins. Possuo um apreço especial pelo jornalismo esportivo. Faço parte da equipe do BnT Esporte Clube.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →