SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 12°C ☁️
Publicidade
Últimas

Setembro Amarelo: Paraná reforça apoio à saúde mental

Sesa destaca atendimento gratuito em saúde mental no Paraná. Setembro Amarelo reforça diálogo e prevenção ao suicídio com rede de apoio no SUS.

Sesa destaca atendimento gratuito em saúde mental no Paraná. Setembro Amarelo reforça diálogo e prevenção ao suicídio com rede de apoio no SUS.
Tânia Rêgo/Agência Brasil
Publicidade

Durante o mês do Setembro Amarelo, a Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) reforça a importância da rede pública de atendimento no cuidado com a saúde mental. O tema deste ano é “Conversar pode mudar vidas”, que ressalta o poder de um diálogo acolhedor na prevenção ao suicídio. No próximo dia 10 de setembro é lembrado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, uma data que reforça a necessidade de mobilização da sociedade.

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, destaca que a prevenção é responsabilidade de todos. “A prevenção é algo que precisa ser feito por todos, unindo setor público, privado, entidades civis e cidadãos em prol de um objetivo comum que é salvar vidas”, afirmou.

Estrutura de atendimento no Paraná

O Estado conta com uma ampla rede de apoio em saúde mental. São 160 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), sete Serviços Integrados de Saúde Mental (SIMPR), 41 equipes multiprofissionais especializadas, além de leitos em hospitais gerais e especializados. Essa estrutura está distribuída entre as 22 Regionais de Saúde, atendendo os 399 municípios paranaenses, incluindo cidades dos Campos Gerais como Ponta Grossa, Castro e Telêmaco Borba.

O atendimento direto acontece principalmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos CAPS, que desempenham papel fundamental na prevenção, tratamento e acompanhamento de pessoas com transtornos mentais. Em situações emergenciais, a população pode buscar ajuda nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), pelo SAMU (192) ou ainda pelo Centro de Valorização da Vida (CVV – 188), serviço gratuito e sigiloso.

Atenção especial aos jovens

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um em cada sete adolescentes entre 10 e 19 anos apresenta algum tipo de transtorno mental, sendo a depressão e os transtornos de ansiedade os mais comuns. Pensando nesse cenário, o Paraná segue as diretrizes da Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio, que busca integrar ações entre União, estados e municípios, garantindo atendimento psicossocial e assistência às famílias.

No VII Simpósio de Saúde Mental da Criança e do Educador, realizado durante a XVI Jornada Paranaense de Psiquiatria em Curitiba, profissionais de saúde debateram os desafios e avanços no cuidado de crianças e adolescentes. O encontro, promovido pela Sesa, reforçou a necessidade de olhar atento a esse público.

Investimentos e fortalecimento da rede

Na última semana, o governo estadual anunciou investimento anual de R$ 30 milhões para ampliar a oferta gratuita de medicamentos para ansiedade, depressão e esquizofrenia no SUS. Essa medida fortalece o tratamento e amplia o acesso para pacientes em todas as regiões do Paraná.

A mensagem principal do Setembro Amarelo é clara: falar pode salvar vidas. A rede pública do Paraná está estruturada para acolher, orientar e tratar quem precisa de apoio em saúde mental.

Com supervisão de Marcos Silva.

Diogo Laba
Autoria
Diogo Laba
Estagiário no Portal Boca no Trombone e estudante do 4º ano de Jornalismo na UEPG, atuo na produção de conteúdo jornalístico. Tenho interesse especial em jornalismo esportivo, área que venho explorando desde o início da graduação, unindo minha paixão pelo esporte e comunicação.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →