SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 12°C ⛈️
Publicidade
Política

Secretária garante que terceirização da merenda não afetará merendeiras em Ponta Grossa

Secretária afirma que mudança será gradual e não trará prejuízo às profissionais; servidores protestam contra terceirização na Câmara

secretária-sme-pg
Reprodução
Publicidade

A secretária municipal de Educação de Ponta Grossa, Joana D’Arc Panzarini, garantiu que a terceirização da merenda escolar não vai impactar o trabalho das merendeiras, nutricionistas e auxiliares da rede municipal de ensino. A fala foi feita nesta quinta-feira (21), em um vídeo publicado divulgado nas redes sociais da Prefeitura Municipal. 

Ela esclarece que a mudança será feita de forma gradual, sem riscos de interrupção no fornecimento da alimentação escolar. Ela afirmou que o projeto busca melhorar a gestão da merenda sem retirar o espaço e a função das profissionais que já atuam nas escolas.

“De forma alguma haverá prejuízo. As merendeiras vão continuar no mesmo lugar, cuidando das crianças e fazendo a alimentação com o mesmo carinho e dedicação de sempre. Elas conhecem cada aluno, sabem quem come mais, quem come menos, e isso não pode ser perdido”, destacou a secretária.

De acordo com a secretária, tanto as merendeiras quanto as nutricionistas e auxiliares manterão suas funções nas unidades escolares. “Elas continuarão fazendo aquilo que sabem de melhor, com a mesma qualidade e amor pelo trabalho. Não precisam se preocupar”, diz a secretária. 

Além disso, Panzarini pediu atenção da comunidade em relação às “falsas verdades” que circulam sobre o tema. “O que estamos fazendo é melhorar a gestão da merenda, garantindo mais eficiência no processo de preparo e distribuição. Em nenhum momento haverá queda de qualidade”, afirmou.

Manifestação na Câmara Municipal

Na última quarta-feira (20), centenas de servidores públicos se reuniram na Câmara Municipal de Ponta Grossa para protestar contra a terceirização da merenda. O movimento questiona o pregão eletrônico aberto pela Prefeitura, que prevê a contratação de uma empresa responsável pelo fornecimento de alimentação escolar.

O edital previa serviços como pré-preparo, preparo e distribuição das refeições, além de logística, supervisão e manutenção de equipamentos. O valor máximo estipulado foi de R$ 96,5 milhões. Segundo o Executivo, o pregão deverá ser republicado com ajustes e novo cronograma.

Continuidade do debate

A proposta de terceirização da merenda escolar em Ponta Grossa ainda deve passar por ajustes antes da definição final. Enquanto isso, a Prefeitura afirma que o processo será conduzido com transparência e que não haverá prejuízo para os profissionais nem para os alunos.

Vinicius Sampaio
Autoria
Vinicius Sampaio
Sou formado em Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Sou repórter do jornal Boca no Trombone, responsável por policial, esportes e política. Facilidade em comunicação visual, textual e verbal. Possuo conhecimento e um apreço especial por jornalismo de dados.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →