SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 13°C 🌦️
Publicidade
Ponta Grossa

ReciclaPG já recolheu mais de 2 toneladas de recicláveis em um mês em Ponta Grossa

Diretor de Saneamento Ambiental, Alan Araújo, detalhou no BnT News como funciona o projeto, que premia a população por reciclar

WhatsApp Image 2025-06-02 at 114344
Foto: Bnt News.
Publicidade

O projeto ReciclaPG, que incentiva a destinação correta de materiais recicláveis em Ponta Grossa, já recolheu mais de duas toneladas de resíduos em apenas um mês de funcionamento. A informação foi divulgada pelo diretor de Saneamento Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Alan Araújo, durante entrevista ao BnT News, nesta segunda-feira (2).

A iniciativa disponibiliza dois containers, chamados de “estações”, localizados no Parque Ambiental e na Praça Simón Bolívar, onde a população pode levar materiais recicláveis. Quem participa acumula pontos no aplicativo do programa, que podem ser trocados por vouchers e brindes.

“É um projeto pioneiro em Ponta Grossa. A pessoa leva papel, plástico, metal, vidro, eletrônicos ou eletrodomésticos, pesa, acumula pontos e troca por benefícios”, explica Alan. Entre as parcerias, estão marcas como a Faber Castell, que oferece kits de materiais escolares, e empresas de serviços como o Espaço Laser, que distribuiu vouchers em campanhas sazonais.

Além de ser uma ação ambiental, o ReciclaPG também tem impacto social, uma vez que os materiais arrecadados são destinados à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Uvaranas, gerando emprego e renda.

Atualmente, os containers funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, mas a prefeitura estuda a possibilidade de ampliar o atendimento para os finais de semana.

A entrevista também fez parte da programação da Semana do Meio Ambiente, que teve início nesta segunda, com eventos e palestras para sensibilizar a população sobre práticas sustentáveis. “Meio ambiente é tudo. Reciclagem também é uma ação social, e precisamos desse engajamento de todos”, destacou Alan.

O diretor reforçou ainda que empresas locais interessadas em se tornar parceiras do programa são bem-vindas. “O projeto é da população. Quem quiser colaborar, as portas estão abertas”, finalizou.

Leia mais: Abrigo de PG acolhe adolescentes em situação de vulnerabilidade

Eduardo Freitas
Autoria
Eduardo Freitas
Jornalista, bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelo Centro Universitário Santa Amélia (UNISECAL). Com ampla experiência em veículos de comunicação, já atuou em televisão, rádio e portais de notícias. Atualmente, é repórter do Portal BnT e integra o time de apresentadores do BnT News, onde se destaca pela versatilidade e compromisso com a informação de qualidade.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →