SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 11°C ☁️
Publicidade
Ponta Grossa

Recicla PG registra aumento de 39% na coleta de vidro durante campanha de maio

A campanha “Amor que transforma: vidro que vira futuro”, promovida pela Prefeitura de Ponta Grossa em parceria com a SO+MA, segue mobilizando a população para o descarte correto de vidro por meio do programa Recicla PG. A ação, que continua até o dia 23 de maio, já apresenta crescimento nos índices de coleta durante o […]

recicla pg
Foto: Divulgação/PMPG
Publicidade

A campanha “Amor que transforma: vidro que vira futuro”, promovida pela Prefeitura de Ponta Grossa em parceria com a SO+MA, segue mobilizando a população para o descarte correto de vidro por meio do programa Recicla PG. A ação, que continua até o dia 23 de maio, já apresenta crescimento nos índices de coleta durante o mês.

De acordo com os dados divulgados, na comparação entre os períodos de 1º a 17 de abril e o mesmo intervalo em maio, o volume total arrecadado pelo programa aumentou 44%, passando de 1.635 kg para 2.352 kg. Já a quantidade de vidro destinada corretamente teve crescimento de 39%, saltando de 314 kg para 436 kg.

Confira as últimas notícias sobre Ponta Grossa (Clique aqui).

A campanha especial começou no dia 4 de maio e alia conscientização ambiental ao incentivo à participação popular. Durante o período da ação, cada 3 quilos de vidro entregues nos pontos do Recicla PG garantem automaticamente um número para concorrer ao sorteio de um kit de beleza. O sorteio está marcado para o dia 26 de maio, com entrega da premiação prevista para o dia 29.

A iniciativa busca ampliar o volume de vidro reciclado no município e reforçar a importância da destinação correta do material, que pode ser reciclado diversas vezes sem perda de qualidade.

A campanha também chama atenção para os riscos do descarte inadequado de vidro, principalmente para trabalhadores da coleta e da reciclagem. Em casos de vidro quebrado, a orientação é que os materiais sejam embalados e identificados corretamente antes da entrega.

Se inscreva no nosso canal do YouTube e acompanhe nossa programação diária 

A secretária municipal de Meio Ambiente, Carla Kritski, destacou a participação da população nas ações ambientais. “O Recicla PG vai muito além da destinação correta dos resíduos. Ele promove mudança de comportamento e conscientização. Ver esse crescimento tão significativo na arrecadação mostra que a população está entendendo seu papel na construção de uma cidade mais limpa e sustentável”, afirmou.

Além da campanha ligada ao Dia das Mães, maio também reúne datas voltadas à conscientização ambiental, como o Dia do Gari, celebrado em 16 de maio, o Dia Mundial da Reciclagem, em 17 de maio, e o Dia Nacional da Mata Atlântica, comemorado em 27 de maio.

Pontos de entrega do Recicla PG

Parque Ambiental (Centro)
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com pausa de uma hora para almoço, e aos sábados, das 9h às 13h.

Praça Simón Bolívar (Oficinas)
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com pausa de uma hora para almoço, e aos sábados, das 9h às 13h.

Sobre o programa

O Recicla PG é uma iniciativa da Prefeitura de Ponta Grossa em parceria com a SO+MA, Heineken e Governo do Paraná. O programa incentiva a destinação correta de resíduos por meio de ações de sustentabilidade, tecnologia e educação ambiental.

O cadastro pode ser realizado gratuitamente pelo aplicativo Recicla PG, disponível para smartphones. Cada material entregue gera uma pontuação específica conforme o peso ou unidade.

Entre os materiais aceitos estão alumínio, plástico duro, garrafas PET, óleo de cozinha, cápsulas de café, plástico mole, papel e papelão, cartonados, sucata metálica, eletroeletrônicos, isopor e vidro. Também é possível entregar eletrodomésticos de grande porte, como geladeiras e fogões.

O programa não aceita lixo orgânico, materiais sujos, medicamentos, pilhas, lâmpadas, madeira, resíduos hospitalares, inflamáveis e entulho de construção civil. Os pontos obtidos ficam disponíveis no momento da entrega e têm validade de 12 meses.

*Com informações da assessoria
Yuri Silva
Autoria
Yuri Silva
Sou formado em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Sou jornalista do portal BnT. Possuo aptidão em comunicação textual, verbal e afins. Possuo um apreço especial pelo jornalismo esportivo. Faço parte da equipe do BnT Esporte Clube.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →