Recicla PG registra aumento de 39% na coleta de vidro durante campanha de maio
A campanha “Amor que transforma: vidro que vira futuro”, promovida pela Prefeitura de Ponta Grossa em parceria com a SO+MA, segue mobilizando a população para o descarte correto de vidro por meio do programa Recicla PG. A ação, que continua até o dia 23 de maio, já apresenta crescimento nos índices de coleta durante o […]

A campanha “Amor que transforma: vidro que vira futuro”, promovida pela Prefeitura de Ponta Grossa em parceria com a SO+MA, segue mobilizando a população para o descarte correto de vidro por meio do programa Recicla PG. A ação, que continua até o dia 23 de maio, já apresenta crescimento nos índices de coleta durante o mês.
De acordo com os dados divulgados, na comparação entre os períodos de 1º a 17 de abril e o mesmo intervalo em maio, o volume total arrecadado pelo programa aumentou 44%, passando de 1.635 kg para 2.352 kg. Já a quantidade de vidro destinada corretamente teve crescimento de 39%, saltando de 314 kg para 436 kg.
Confira as últimas notícias sobre Ponta Grossa (Clique aqui).
A campanha especial começou no dia 4 de maio e alia conscientização ambiental ao incentivo à participação popular. Durante o período da ação, cada 3 quilos de vidro entregues nos pontos do Recicla PG garantem automaticamente um número para concorrer ao sorteio de um kit de beleza. O sorteio está marcado para o dia 26 de maio, com entrega da premiação prevista para o dia 29.
A iniciativa busca ampliar o volume de vidro reciclado no município e reforçar a importância da destinação correta do material, que pode ser reciclado diversas vezes sem perda de qualidade.
A campanha também chama atenção para os riscos do descarte inadequado de vidro, principalmente para trabalhadores da coleta e da reciclagem. Em casos de vidro quebrado, a orientação é que os materiais sejam embalados e identificados corretamente antes da entrega.
Se inscreva no nosso canal do YouTube e acompanhe nossa programação diária
A secretária municipal de Meio Ambiente, Carla Kritski, destacou a participação da população nas ações ambientais. “O Recicla PG vai muito além da destinação correta dos resíduos. Ele promove mudança de comportamento e conscientização. Ver esse crescimento tão significativo na arrecadação mostra que a população está entendendo seu papel na construção de uma cidade mais limpa e sustentável”, afirmou.
Além da campanha ligada ao Dia das Mães, maio também reúne datas voltadas à conscientização ambiental, como o Dia do Gari, celebrado em 16 de maio, o Dia Mundial da Reciclagem, em 17 de maio, e o Dia Nacional da Mata Atlântica, comemorado em 27 de maio.
Pontos de entrega do Recicla PG
Parque Ambiental (Centro)
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com pausa de uma hora para almoço, e aos sábados, das 9h às 13h.
Praça Simón Bolívar (Oficinas)
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com pausa de uma hora para almoço, e aos sábados, das 9h às 13h.
Sobre o programa
O Recicla PG é uma iniciativa da Prefeitura de Ponta Grossa em parceria com a SO+MA, Heineken e Governo do Paraná. O programa incentiva a destinação correta de resíduos por meio de ações de sustentabilidade, tecnologia e educação ambiental.
O cadastro pode ser realizado gratuitamente pelo aplicativo Recicla PG, disponível para smartphones. Cada material entregue gera uma pontuação específica conforme o peso ou unidade.
Entre os materiais aceitos estão alumínio, plástico duro, garrafas PET, óleo de cozinha, cápsulas de café, plástico mole, papel e papelão, cartonados, sucata metálica, eletroeletrônicos, isopor e vidro. Também é possível entregar eletrodomésticos de grande porte, como geladeiras e fogões.
O programa não aceita lixo orgânico, materiais sujos, medicamentos, pilhas, lâmpadas, madeira, resíduos hospitalares, inflamáveis e entulho de construção civil. Os pontos obtidos ficam disponíveis no momento da entrega e têm validade de 12 meses.























