SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 11°C ☁️
Publicidade
Ponta Grossa

Reajuste dos professores em Ponta Grossa gera embate entre Prefeita e SindServ

Reajuste dos professores em Ponta Grossa gera embate após fala da prefeita e acusação de “golpe” feita pelo SindServ.

Reajuste dos professores em Ponta Grossa gera embate entre Prefeita e SindServ
Reprodução redes sociais
Publicidade

O reajuste dos professores em Ponta Grossa gerou debate nas redes sociais nesta quarta-feira (18), após a prefeita Elizabeth Schmidt publicar um vídeo afirmando que o município está cumprindo a atualização do piso nacional do magistério, enquanto o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SindServ) contestou a medida.

No vídeo divulgado em suas redes sociais, a prefeita afirmou que “em Ponta Grossa, o respeito ao professor é inegociável” e destacou que o município sempre pagou o piso nacional do magistério. Segundo ela, a medida provisória que atualiza o piso para R$ 5.130,63 está sendo cumprida na atualização salarial aplicada aos profissionais da rede municipal.

A prefeita também reforçou que investir em educação é reconhecer o trabalho dos professores que atuam diariamente em sala de aula e destacou que as crianças são prioridade da gestão.

Entretanto, após a publicação, o presidente do SindServ, Luiz Eduardo Pleis, comentou na própria postagem discordando da forma como o reajuste foi aplicado. Ele afirmou que o percentual correto de atualização previsto na medida provisória seria de 5,4%. Segundo o dirigente sindical, o município teria aplicado 4,48%, o que, na avaliação dele, representa perda na valorização real da categoria.

Pleis argumenta que, anteriormente, a tabela inicial do magistério municipal estava cerca de 1% acima do piso nacional, o que caracterizava valorização acima do mínimo exigido. Para ele, a não aplicação integral do percentual compromete essa diferença.

#image_title

O debate sobre o reajuste dos professores em Ponta Grossa ocorre em meio a discussões sobre orçamento municipal e arrecadação. Até o momento, a Prefeitura mantém a posição de que está cumprindo a legislação nacional do piso do magistério.

A discussão segue repercutindo nas redes sociais e entre profissionais da educação.

Leia também: Siemaco, LimpaTec e UEPG se manifestam sobre atraso de pagamento no Hospital Regional

Tags
Fabiano Blageski
Autoria
Fabiano Blageski
Radialista em Ponta Grossa, atuou em rádios, TV e sites, com experiência no microfone e nos bastidores. Apaixonado por comunicação, entretenimento e notícias, também é promoter de eventos, assessor de imprensa, destacando-se pela versatilidade e busca constante por aprendizado.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →