SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 13°C 🌦️
Publicidade
Últimas

Projeto incentiva hábitos alimentares saudáveis nas escolas municipais de Reserva

Ao longo da iniciativa, desenvolvida pela nutricionista da Prefeitura, Jovana Michalski, os alunos participam de palestras educativas adaptadas para cada faixa etária, abordando temas como grupos alimentares e suas funções.

Projeto incentiva hábitos alimentares saudáveis nas escolas municipais de Reserva
#image_title
Publicidade

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Reserva lançou na última quinta-feira (7) a 2ª edição do projeto próprio  de Incentivo à Alimentação Escolar, com o objetivo de formar comportamentos saudáveis s entre crianças e adolescentes. Neste ano será na Escola Frei Thomaz; no ano passado, foi na Luiza Almeida Ferreira.

Ao longo da iniciativa, desenvolvida pela nutricionista da Prefeitura, Jovana Michalski, os alunos participam de palestras educativas adaptadas para cada faixa etária, abordando temas como grupos alimentares e suas funções, a importância dos alimentos para a saúde e os impactos dos alimentos processados e ultraprocessados.

‘’A proposta é, de forma lúdica e pedagógica, incentivar desde cedo a construção de hábitos saudáveis à mesa. Afinal, nada melhor do que aprender enquanto se é criança. Quero agradecer o apoio da Secretaria e das educadoras que auxiliam no ambiente escolar”, disse a nutricionista.

Além disso, a valorização da merenda escolar, mostrando como ela é planejada com cuidado, qualidade e equilíbrio nutricional para contribuir com o crescimento e aprendizado dos pequenos.

Os pais ou responsáveis também são parte fundamental dessa missão. Durante os encontros, é apresentado o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e reforçado o papel da família no incentivo ao consumo não apenas da merenda, mas de outros alimentos saudáveis desde cedo.

Questão de saúde

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa), má alimentação pode levar à obesidade infantil, principal fator de risco, está relacionada a vários problemas, como dificuldades respiratórias, maior risco de fraturas, hipertensão arterial, sinais precoces de doenças cardiovasculares. Também afeta a saúde mental, contribuindo para baixa autoestima, isolamento social e transtornos alimentares. Situações que podem impactar a vida adulta.

Leia também: Com shows e rodeio, 1ª Expo Ventania acontece nesta semana

Boca no Trombone
Autoria
Boca no Trombone
O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →