O Município de Ponta Grossa foi escolhido para representar a região na mostra nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), que será realizada em julho, em Porto Alegre (RS). A confirmação ocorreu na noite desta quinta-feira (7), após a divulgação dos resultados da Mostra Regional de Experiências do SUS. O projeto “Capicina e Zé Gotinha como Estratégia Educativa para Promoção da Vacinação Segura”, da Prefeitura de Ponta Grossa, conquistou o 1º lugar entre as iniciativas apresentadas pelos municípios da 3ª Regional de Saúde.
Confira as últimas notícias sobre Ponta Grossa (Clique aqui).
Com o resultado, a iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde será a única da região presente na 21ª Mostra Brasil “Aqui tem SUS”, durante o 39º Congresso do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems). Segundo a secretária municipal de Saúde, Liliam Brandalise, a conquista reconhece o trabalho desenvolvido no município e permitirá a troca de experiências com gestores e profissionais de diferentes regiões do país. O evento será realizado entre os dias 12 e 15 de julho e deve reunir cerca de 400 projetos de todo o Brasil.
Mobilização nas escolas
Iniciado no segundo semestre do ano passado, o projeto “Capicina e Zé Gotinha” busca ampliar a cobertura vacinal entre os alunos da Rede Municipal de Ensino. Entre os temas trabalhados estão o combate às fake news relacionadas à vacinação e o fortalecimento das estratégias de imunização nas escolas municipais.
Se inscreva no nosso canal do YouTube e acompanhe nossa programação diária
A iniciativa uniu as áreas da saúde e da educação por meio da criação da mascote Capicina, uma capivara, além da realização de ações educativas nas escolas, capacitação de professores sobre desinformação e implantação do Checklist Vacina Segura nas unidades de saúde. O projeto envolveu estudantes, professores e profissionais da saúde, além de incentivar a participação das famílias nas campanhas de vacinação.
De acordo com a coordenadora do projeto, Jéssica Senger Marin, a proposta aproximou crianças e famílias do tema da vacinação de forma educativa e ajudou a reforçar a importância da imunização. Ela destaca ainda que, em menos de um ano, o município alcançou metas nacionais de cobertura vacinal em diferentes imunizantes.