Prefeita busca avanços para contorno viário e energia renovável em Brasília
A prefeita também ressaltou a importância da articulação em Brasília para garantir investimentos e agradeceu ao deputado federal Aliel Machado pelo apoio nas interlocuções junto aos ministérios

A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, cumpriu agenda oficial em Brasília nesta quarta-feira (13) para discutir projetos considerados estratégicos para o futuro do município. Entre os principais temas tratados estiveram o novo contorno viário da cidade, a recuperação da área do antigo Aterro Botuquara e parcerias voltadas à energia renovável e eficiência energética.
A primeira reunião aconteceu na Embrapa, com a participação da gerente-geral de Administração, Dione Melo; do gerente-adjunto de Infraestrutura e Serviços, Amâncio Chagas; da chefe da Assessoria Jurídica, Fabiana Carneiro Pires; e do supervisor de Representação Judicial, Marcelo Henrique dos Santos Soares.
Durante o encontro, foram discutidos os próximos passos do projeto do novo contorno viário de Ponta Grossa. Segundo a prefeita, a proposta busca melhorar a mobilidade urbana, aumentar a segurança no trânsito e fortalecer o desenvolvimento econômico do município.
“Estudamos a melhor maneira de garantir uma maior fluidez no fluxo de veículos, especialmente o transporte de cargas, reduzir o tráfego pesado em áreas urbanas e garantir mais qualidade de vida para a população”, afirmou Elizabeth.
Antigo aterro Botuquara
Além do contorno viário, a prefeita também solicitou a cessão da área onde funcionava o antigo Aterro Botuquara, atualmente pertencente à Embrapa. A intenção da Prefeitura é viabilizar recursos externos para a recuperação ambiental da área degradada e para a implantação de projetos de energia renovável.
“Essa demanda se arrasta há mais de três décadas e estamos trabalhando para uma solução definitiva ainda neste mandato”, destacou a prefeita.
Energia e convênios
A agenda em Brasília também incluiu reuniões na Itaipu Binacional e na ENBPar. Nos encontros, Elizabeth acompanhou o andamento de convênios voltados à infraestrutura urbana e sustentabilidade.
Na Itaipu, o foco esteve na fiscalização e aceleração de convênios já firmados, principalmente relacionados às obras de pavimentação na bacia do Rio da Ronda.
Já na ENBPar, foram debatidos projetos ligados à eficiência energética e ao edital do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), voltado para prédios públicos.
“Tivemos conversas muito produtivas com as equipes técnicas. Estamos monitorando de perto cada projeto para garantir que os investimentos cheguem logo à população. Esperamos anunciar boas notícias em breve, especialmente na área de energia”, afirmou Elizabeth.
Participaram da reunião representantes da ENBPar, Alan Oliveira Lima e Anna Cláudia Garcia, além dos assessores da Itaipu Binacional Henrique Palermo do Vale e Cleide de Amorim.
A prefeita também ressaltou a importância da articulação em Brasília para garantir investimentos e agradeceu ao deputado federal Aliel Machado pelo apoio nas interlocuções junto aos ministérios. (Com assessoria)
Leia também Açúcar com suspeita de adulteração é apreendido no Porto de Paranaguá























