SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 11°C ☁️
Publicidade
Política

Ponta Grossa sanciona lei que proíbe condenados por maus-tratos a animais de assumirem cargos públicos

A nova lei sobre maus-tratos a animais em Ponta Grossa foi sancionada nesta sexta-feira (28) pela Prefeitura Municipal, estabelecendo regras mais rígidas para quem já foi condenado por crimes contra animais. A legislação, de autoria da vereadora Teka dos Animais (União Brasil), reforça a proteção animal na cidade ao impedir que condenados ocupem cargos, empregos […]

vereadora teka
Foto: Divulgação/CMPG
Publicidade

A nova lei sobre maus-tratos a animais em Ponta Grossa foi sancionada nesta sexta-feira (28) pela Prefeitura Municipal, estabelecendo regras mais rígidas para quem já foi condenado por crimes contra animais. A legislação, de autoria da vereadora Teka dos Animais (União Brasil), reforça a proteção animal na cidade ao impedir que condenados ocupem cargos, empregos ou funções públicas.

De acordo com o texto sancionado, a proibição vale por cinco anos, contados a partir do cumprimento da pena, e abrange toda a Administração Pública Direta e Indireta do Poder Executivo e do Poder Legislativo municipais. Isso inclui autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista ligadas ao município de Ponta Grossa. A intenção é garantir que pessoas com histórico de violência contra animais não assumam funções públicas que representam a coletividade.

Confira as últimas notícias sobre Ponta Grossa (Clique aqui).

A vereadora Teka dos Animais destacou que a legislação chega em um momento importante para a construção de uma cultura de respeito e proteção. Para ela, medidas firmes precisam existir não apenas para punir, mas para educar e prevenir novos casos. “A proposta visa desencorajar práticas de maus-tratos e reforçar que a administração pública deve ser uma extensão dos princípios legais e morais que regem a convivência harmônica entre seres humanos e animais”, afirmou.

Para o movimento de proteção animal e para os moradores que acompanham o tema, a medida representa um avanço significativo. Além de reforçar a mensagem de que agressões contra animais não serão toleradas, a legislação amplia a responsabilidade daqueles que desejam atuar no serviço público. A expectativa é de que a lei incentive novos debates e estimule a criação de políticas ainda mais abrangentes relacionadas ao bem-estar animal.

*Com informações da CMPG

Yuri Silva
Autoria
Yuri Silva
Sou formado em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Sou jornalista do portal BnT. Possuo aptidão em comunicação textual, verbal e afins. Possuo um apreço especial pelo jornalismo esportivo. Faço parte da equipe do BnT Esporte Clube.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →