Polícia Militar Ambiental autua proprietário de área rural por desmatamento ilegal
A população pode contribuir denunciando irregularidades ambientais por meio dos canais oficiais das autoridades ambientais

No último dia 28 de março, uma operação da Polícia Militar Ambiental resultou na autuação de um proprietário rural por desmatamento ilegal em uma área de preservação permanente. A fiscalização ocorreu no município da Lapa, onde os agentes constataram a destruição de vegetação nativa ao longo de um córrego, sem a devida autorização dos órgãos ambientais competentes.
Segundo os policiais, a área desmatada soma 11,72 hectares, configurando um grave impacto ambiental. Além disso, a irregularidade resultou no embargo de uma extensão ainda maior, totalizando 17,72 hectares interditados para recuperação ambiental.
Diante das infrações, o responsável pela propriedade recebeu um auto de infração ambiental no valor de R$ 139 mil. Além da penalidade administrativa, ele responderá criminalmente pelos danos causados ao meio ambiente, podendo sofrer sanções previstas na legislação ambiental brasileira.

A Polícia Militar Ambiental reforça a importância da preservação das áreas protegidas e orienta proprietários rurais a sempre consultarem os órgãos ambientais antes de qualquer intervenção em vegetação nativa. O desmatamento em áreas de preservação permanente pode comprometer recursos hídricos, a fauna e a biodiversidade local, além de aumentar riscos de erosão e assoreamento dos cursos d’água.
Fiscalizações como essa fazem parte das ações contínuas da Polícia Ambiental para coibir crimes ambientais e garantir a proteção dos ecossistemas no estado do Paraná.























