SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 12°C ⛈️
Publicidade
Ponta Grossa

PG decreta desapropriação de área para construção nova estação de tratamento de água

O custo com as desapropriações será arcado exclusivamente pela SANEPAR, que também ficará responsável por conduzir os processos judiciais

tratamento de água
Ilustrativa
Publicidade

A prefeita Elizabeth Schmidt assinou o Decreto nº 25.478/2025, publicado nesta terça-feira (24), que declara de utilidade pública duas áreas localizadas na região de Capão Grande, em Ponta Grossa. Os terrenos serão desapropriados para viabilizar a implantação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Tibagi, dentro do projeto de ampliação do sistema de abastecimento de água da cidade.

As áreas pertencem à empresa Damo Comel & Cia Ltda ou a quem legalmente detiver a titularidade dos imóveis. Uma das matrículas registra 17.684,98 m² e a outra 4.490,18 m², totalizando mais de 22 mil metros quadrados destinados ao novo sistema da Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR).

O decreto autoriza a SANEPAR a tomar todas as medidas legais e administrativas para efetivar a desapropriação, inclusive com caráter de urgência, conforme prevê o Decreto-Lei nº 3.365/1941. Além disso, a estatal terá direito de acesso imediato às áreas declaradas de utilidade pública.

Investimento no abastecimento

Segundo o decreto, a futura ETA Tibagi vai ampliar a capacidade de captação e tratamento de água para a população ponta-grossense. A construção da nova estrutura é considerada estratégica diante do crescimento urbano e da demanda hídrica crescente na cidade.

O custo com as desapropriações será arcado exclusivamente pela SANEPAR, que também ficará responsável por conduzir os processos judiciais ou extrajudiciais pertinentes. A publicação oficial consta na Edição nº 4.274 do Diário Oficial do Município, de 24 de julho.

Localização da obra

O novo complexo será implantado em uma área rural do município, com coordenadas georreferenciadas e confrontações descritas no decreto. A região é margeada pelo Arroio Monjolo, pelo Ribeirão Terra Vermelha e por uma estrada municipal ainda sem denominação oficial.

A medida integra as ações do município para melhorar o fornecimento de água potável e garantir segurança hídrica à população. A SANEPAR ainda não divulgou o cronograma de obras, mas a publicação do decreto representa um avanço concreto na viabilização do projeto.

Leia também Contratos da saúde recebem aditivos para garantir o piso da enfermagem em PG

Luis Carlos Pimentel
Autoria
Luis Carlos Pimentel
Formado em Técnica Contábil, estudou Jornalismo na Faculdade Secal. Há 40 anos trabalha em meios de comunicação social. Trabalhou em emissoras de rádio, jornais impressos e portais. Registro Mtb/PR - 4451
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →