SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 11°C ☀️
Publicidade
Ponta Grossa

PG adota Lei para estímulo ao uso de tecnologias sustentáveis em edificações

A nova legislação define uma série de tecnologias sustentáveis que deverão ser aplicadas nas construções de Ponta Grossa.

camarapg
construção civil
Publicidade

A Câmara Municipal de Ponta Grossa sancionou, no dia 4 de abril de 2025, a Lei nº 15.422/2025, que estabelece novas diretrizes para o uso de tecnologias sustentáveis nas edificações do município, tanto públicas quanto privadas. A medida tem como objetivo promover a eficiência energética, preservar os recursos naturais e fomentar a sustentabilidade ambiental na cidade.

A lei, proposta pelo ex-vereador Celso Cieslak e aprovada em sessão ordinária no dia 19 de março, cria ainda o “Selo de Sustentabilidade”, um reconhecimento destinado aos edifícios privados que adotarem práticas ambientais responsáveis. Este selo será concedido pelo Poder Executivo, com validade de cinco anos, e visa incentivar o compromisso das empresas com a preservação ambiental.

Tecnologias Sustentáveis na Construção Civil

A nova legislação define uma série de tecnologias sustentáveis que deverão ser aplicadas nas construções de Ponta Grossa. Entre as práticas destacadas estão o uso de sistemas de captação e reutilização de água da chuva, painéis solares fotovoltaicos e térmicos, sistemas de aquecimento solar, materiais de construção com baixo impacto ambiental, iluminação natural e tecnologias de automação para controle de consumo de energia.

As edificações públicas municipais, conforme estabelece a lei, deverão adotar essas soluções sustentáveis. Além disso, o Poder Executivo compromete-se a incentivar a implementação dessas tecnologias também no setor privado, por meio de isenções fiscais, programas de capacitação e conscientização, e facilitação do acesso a linhas de crédito específicas para a adoção de práticas sustentáveis.

Parcerias e Incentivos

O poder público de Ponta Grossa buscará parcerias com entidades públicas e privadas para promover o uso de tecnologias sustentáveis. Convênios e outras formas de colaboração serão firmados para ampliar a implementação de soluções que garantam a eficiência energética e a preservação ambiental na cidade.

Impactos e Perspectivas

A implementação dessa lei representa um passo  no rumo a um futuro mais sustentável para Ponta Grossa. Com a criação do “Selo de Sustentabilidade”, espera-se que cada vez mais empresas e cidadãos adotem tecnologias verdes, colaborando para a redução do impacto ambiental e para a melhoria da qualidade de vida no município. Além disso, a medida se alinha a uma tendência crescente no Brasil e no mundo de promover práticas de construção e operação mais responsáveis em termos ambientais.

A Lei nº 15.422/2025 entra em vigor a partir de sua publicação, e a expectativa é que ela se torne um marco no desenvolvimento urbano sustentável de Ponta Grossa.

Leia também Prefeitura de PG sanciona Lei que altera prazo de validade de Álvara de Construção

Luis Carlos Pimentel
Autoria
Luis Carlos Pimentel
Formado em Técnica Contábil, estudou Jornalismo na Faculdade Secal. Há 40 anos trabalha em meios de comunicação social. Trabalhou em emissoras de rádio, jornais impressos e portais. Registro Mtb/PR - 4451
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →