SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 13°C 🌦️
Publicidade
Últimas

Paraná registra queda histórica nos casos de dengue em 2025

Paraná reduz casos de dengue em 85,7% até julho de 2025 com armadilhas ovitrampas, capacitação de equipes e mosquitos com Wolbachia para controle do vetor.

Paraná registra queda histórica nos casos de dengue em 2025
#Foto: SESA
Publicidade

O Paraná registrou uma redução de 85,72% nos casos confirmados de dengue entre janeiro e julho de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o número caiu de 613.371 para 87.598 casos. A queda também foi expressiva nos óbitos, que passaram de 729 para 129, uma redução de 82,30%. As notificações diminuíram de 910.855 para 253.889, o que representa menos 72,13%.

Os sorotipos DENV-1, DENV-2 e DENV-3 continuam circulando no Estado. A divulgação dos boletins é feita quinzenalmente pela Sesa, e os dados podem ser acessados no site oficial da secretaria.

A queda nos indicadores é atribuída a uma série de estratégias integradas entre Estado e municípios. Entre elas, está a implantação das armadilhas ovitrampas, que simulam criadouros e permitem identificar a densidade do Aedes aegypti em regiões urbanas. Atualmente, 170 municípios já utilizam a ferramenta, representando 43% do território estadual. A análise periódica desses dados tem permitido ações de combate mais direcionadas.

A Sesa também oferece apoio técnico para tecnologias como a borrifação residual intradomiciliar e o método Wolbachia, responsável por liberar mosquitos com a bactéria Wolbachia, que impede o desenvolvimento dos vírus da dengue, chikungunya e zika. Mais de 94 milhões de mosquitos já foram soltos em cidades como Londrina e Foz do Iguaçu.

Outro destaque é a nova biofábrica de mosquitos com Wolbachia, inaugurada no Parque Tecnológico da Saúde, em Curitiba. A unidade tem capacidade para produzir até 100 milhões de ovos por semana e é considerada a maior do mundo. Com mais de 3,5 mil metros quadrados, a fábrica deve atender municípios com alto risco de transmissão.

Também estão em andamento capacitações para agentes de saúde, com oficinas macrorregionais, treinamentos sobre manejo clínico e ações de vigilância epidemiológica. Além disso, o Estado orienta os municípios a atualizarem seus planos locais de contingência, alinhados aos cinco eixos do Programa Nacional de Controle de Dengue.

Desde 2021, o Paraná já repassou mais de R$ 227 milhões aos 399 municípios por meio do Programa Estadual de Fortalecimento da Vigilância em Saúde (Provigia), com foco no enfrentamento das arboviroses e no fortalecimento do SUS.

LEIA TAMBÉM: Sicredi vence Troféu Agroleite 2025 como melhor agente financeiro

Nara Souza
Autoria
Nara Souza
Jornalista graduada e pós-graduada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Tem experiência em revisão de textos, redação jornalística, produção editorial de materiais didáticos para EaD, assessoria de imprensa, jornal impresso e televisão. Redatora Web no Portal BnT Online desde março de 2025.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →