SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 11°C ☁️
Publicidade
Política

Paraná isenta ICMS da energia elétrica para hospitais do SUS

Decreto do Governo do Paraná isenta o ICMS da energia elétrica para hospitais que atendem pelo SUS até abril de 2026, reduzindo custos no setor

20251002_agb_hmrbs-16_0
Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Publicidade

O Governo do Paraná anunciou a isenção do ICMS sobre a energia elétrica fornecida a hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Estado. A medida foi regulamentada pelo Decreto nº 11.401 e encaminhada nesta terça-feira (7) à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) para homologação e transformação definitiva em lei.

De acordo com o texto, o benefício será válido até o final de abril de 2026 e abrangerá todos os hospitais integrantes do SUS, sejam eles entidades beneficentes, mantidos por municípios ou consórcios intermunicipais de saúde.

Medida reduz custos e fortalece o atendimento público

Segundo o secretário de Estado da Fazenda, Norberto Ortigara, a medida vai trazer impacto positivo para toda a rede hospitalar e, consequentemente, para os usuários do sistema público de saúde.

“A isenção do ICMS sobre a energia elétrica vai representar uma economia significativa no custeio desses hospitais. Com esse imposto a menos, sobra recurso para ser destinado a outras áreas igualmente fundamentais no atendimento à população”, afirmou Ortigara.

Conheça o nosso canal no Youtube clicando aqui.

O decreto determina que a isenção seja repassada diretamente aos hospitais, já que o imposto é cobrado das fornecedoras de energia elétrica. Dessa forma, o texto condiciona o benefício à transferência do desconto às unidades do SUS na forma de redução equivalente ao valor do imposto dispensado.

Como os hospitais poderão receber o benefício

Para usufruir da isenção, os hospitais precisarão entrar em contato com as distribuidoras de energia e comprovar que se enquadram nos critérios estabelecidos.

Atualmente, o Paraná possui 475 hospitais que atendem pelo SUS, incluindo unidades públicas, privadas e filantrópicas.

Fortalecimento da rede de saúde

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, destacou que a isenção é uma medida importante para garantir a continuidade e a qualidade dos serviços hospitalares.

“A isenção do ICMS na tarifa de energia elétrica e a consequente redução no custo para essas instituições é de extrema importância. Sabemos das dificuldades que muitos hospitais enfrentam e essa medida permite que eles possam continuar oferecendo um serviço de qualidade à toda população”, afirmou o secretário.

Leia aqui: Chuva e frio marcam a quarta-feira em PG e região

A iniciativa faz parte das ações do governo estadual para fortalecer o atendimento hospitalar e aliviar os custos operacionais das instituições que atendem pelo SUS, contribuindo diretamente para a melhoria da saúde pública em todo o Paraná.

João Maciel
Autoria
João Maciel
Jornalista pós-graduado em Produção Textual e Leitura, com grande experiência em assessoria de imprensa, marketing, política e campanhas eleitorais. Coapresentador do BnT News e repórter no Portal BnT Online.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →