SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 11°C ☀️
Publicidade
Últimas

Paraná conquista três Selos Ouro em combate à violência contra as mulheres

Com apoio da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), o Paraná passou a contar com três instituições certificadas com o Selo Ouro de Boas Práticas no Combate à Violência contra as Mulheres. A certificação é concedida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em parceria com o Instituto Nós Por […]

selo ouro combate violencia x mulher parana
Foto: Robson Mafra
Publicidade

Com apoio da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), o Paraná passou a contar com três instituições certificadas com o Selo Ouro de Boas Práticas no Combate à Violência contra as Mulheres. A certificação é concedida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em parceria com o Instituto Nós Por Elas. O Sesc Paraná recebeu o selo nesta segunda-feira (11), em Curitiba, juntando-se ao Senac-PR e à empresa Versátil Andaimes e Escoramentos Ltda.

A certificação reconhece instituições que promovem ambientes seguros e igualitários, além de desenvolverem ações de prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres. O selo possui quatro categorias: Bronze, Prata, Ouro e Platina, conforme os critérios atendidos pelas organizações.

Confira as últimas notícias sobre Ponta Grossa (Clique aqui).

Durante a cerimônia, a secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Mariana Neris, afirmou que a conquista representa um compromisso público das instituições no enfrentamento à violência contra as mulheres.

“Esse selo traz um componente visível para o mundo, um compromisso dizendo que nesta instituição existem ações e compromissos voltados às mulheres. Mas também deixa um recado para quem está dentro: de que nenhuma forma de violência será tolerada”, afirmou.

A secretária relembrou que o trabalho teve início em agosto de 2024, quando o Governo do Estado reuniu instituições do Sistema S no Palácio Iguaçu para incentivar a adesão à certificação e ampliar a rede de proteção às mulheres no Paraná.

“Temos trabalhado com os municípios, levado recursos públicos, implantado programas de prevenção à violência e estruturado políticas públicas para mulheres. Mas sem a sociedade unida pelas mulheres, nada disso poderia se efetivar”, disse.

Passam a integrar o grupo de certificadas no nível Ouro o Sesc Paraná, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-PR) e a Versátil Andaimes, de Colombo, primeira empresa do Brasil a receber a certificação.

Se inscreva no nosso canal do YouTube e acompanhe nossa programação diária

O diretor regional do Sesc-PR, Ulisses de Moraes Rodrigues, destacou que as mulheres representam a maioria da equipe e do público atendido pela instituição. Segundo ele, isso reforça a importância do compromisso com políticas de proteção e enfrentamento à violência.

“Hoje, 65% da nossa equipe e também da nossa clientela são mulheres. Isso demonstra a força feminina dentro da instituição e também o cuidado que temos em construir um ambiente acolhedor, respeitoso e seguro”, afirmou.

Rodrigues também ressaltou que a certificação reconheceu práticas que já eram adotadas pela instituição. “A certificação é motivo de orgulho, mas o maior orgulho foi perceber que muitas dessas ações já eram realizadas pela instituição no dia a dia”, disse.

O Paraná tem se destacado nacionalmente na adesão ao selo, com empresas, instituições públicas e universidades certificadas. O Estado foi o primeiro do Brasil a ter uma empresa reconhecida pela iniciativa. Desde 2024, a Semipi atua na divulgação e fortalecimento da certificação junto a instituições públicas e privadas, incentivando políticas internas de proteção, acolhimento e promoção da equidade de gênero.

Também participaram do evento a diretora de Políticas Públicas da Igualdade Racial, Povos e Comunidades Tradicionais da Semipi, Ivânia Ramos dos Santos; a diretora de Políticas Públicas para Pessoa Idosa da Semipi, Larissa Marsolik; o diretor regional do Senac-PR, Sidnei de Oliveira; o superintendente da Fecomércio-PR, Alberto Samways; a coordenadora estadual da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (CMEG), Claudia Colpi; e a deputada federal Leandre Dal Ponte.

*Com informações da AEN
Yuri Silva
Autoria
Yuri Silva
Sou formado em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Sou jornalista do portal BnT. Possuo aptidão em comunicação textual, verbal e afins. Possuo um apreço especial pelo jornalismo esportivo. Faço parte da equipe do BnT Esporte Clube.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →