SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 11°C 🌤️
Publicidade
Últimas

Paraná amplia em 34% a oferta de tratamento contra tabagismo

Estado já conta com 337 municípios que aderiram ao Programa Nacional de Controle do Tabagismo, beneficiando 84% da população paranaense

Foto AEN
Foto: AEN
Publicidade

O Paraná tem avançado de forma significativa no enfrentamento ao tabagismo. Dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) mostram que, desde 2019, o número de municípios que ofertam o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) aumentou 34%, passando de 251 para 337 cidades — o que representa cobertura em 84% do território paranaense.

A expansão garante que mais pessoas tenham acesso ao tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que aumenta em até cinco vezes as chances de sucesso para quem deseja abandonar o vício.

Tratamento gratuito e apoio multiprofissional

Nos municípios participantes, o programa oferece grupos de apoio, acompanhamento multiprofissional e, quando indicado clinicamente, medicamentos auxiliares como adesivos e gomas de mascar. As sessões são estruturadas e visam atender de forma integral cada paciente, conforme o nível de dependência identificado.

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, destacou a importância da ampliação. “Esse crescimento demonstra o compromisso do Paraná com a promoção da saúde e a prevenção de doenças. Quanto mais pessoas têm acesso ao tratamento, maiores são as chances de reduzir o número de fumantes e, consequentemente, as doenças associadas ao tabaco, como câncer e doenças cardiovasculares”, afirmou.

Confira as últimas notícias policiais de Ponta Grossa

Tabagismo: principal causa evitável de morte

Segundo o Ministério da Saúde, o tabagismo é a principal causa evitável de morte no mundo. No Brasil, a estimativa é que 156 mil pessoas morram todos os anos em decorrência de doenças relacionadas ao consumo de tabaco.

A meta da Sesa é ampliar ainda mais a presença do programa nos municípios que ainda não implantaram o serviço, garantindo cobertura integral para a população.

Novos desafios: cigarros eletrônicos entre jovens

Além do cigarro tradicional, o tabagismo ganhou novos contornos com o aumento do uso de cigarros eletrônicos, especialmente entre jovens e adolescentes. Estudos apontam que esses dispositivos podem gerar dependência ainda mais intensa e trazer sérios riscos à saúde.

Atualmente, o atendimento para quem deseja parar de fumar está disponível em 1.137 estabelecimentos de saúde do Paraná, em sua maioria Unidades Básicas de Saúde (UBS). Interessados podem procurar a UBS mais próxima ou entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde para obter mais informações.

Lincoln Vargas
Autoria
Lincoln Vargas
Jornalista pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, trabalho em diversas frentes da área jornalística, mas com uma paixão especial pelo mundo do esporte. Além de fazer parte da redação do Portal BNT, também atuo como repórter setorista do Operário Ferroviário e repórter freelancer.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →