SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 11°C
Publicidade
Política

Oposição pressiona governo por queda na conta de água no Paraná

a redução da tarifa de água no Paraná após a Companhia de Saneamento do Paraná receber cerca de R$ 4 bilhões provenientes de uma ação judicia

Oposição pressiona governo por queda na conta de água no Paraná
Alep
Publicidade

O líder da Oposição na Assembleia Legislativa do Paraná, deputado estadual Arilson Chiorato (PT), cobrou do Governo do Estado a redução da tarifa de água no Paraná após a Companhia de Saneamento do Paraná receber cerca de R$ 4 bilhões provenientes de uma ação judicial.

Segundo o parlamentar, o valor precisa ser revertido diretamente em benefício à população. “O Governo Ratinho Junior precisa explicar uma coisa bem simples: por que a conta de água do povo do Paraná não baixou, mesmo com R$ 4 bilhões na Sanepar?”, questionou.

O montante tem origem em uma disputa judicial iniciada há mais de três décadas, quando a Sanepar contestou a cobrança de Imposto de Renda pela União. Com decisão favorável, a companhia recebeu o pagamento bilionário do Governo Federal no ano passado. Agora, a destinação dos recursos está sob análise da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná.

Consulta pública e debate

Durante o discurso, Arilson destacou que a Agepar abrirá consulta pública a partir desta sexta-feira (27), além de promover uma audiência pública no dia 29 de abril para discutir a aplicação dos recursos.

Para o deputado, o processo precisa ir além de uma etapa formal e garantir transparência, fiscalização e participação popular. Ele ressaltou que o debate definirá como o dinheiro será aplicado — seja na redução da tarifa, em investimentos ou na melhoria dos serviços.

“O documento técnico já aponta que os recursos devem ser destinados aos usuários. Isso precisa sair do papel e chegar à vida real”, afirmou.

Defesa de redução na conta

A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) também se manifestou e reforçou que os valores devem beneficiar diretamente os consumidores.

“Justiça seja feita. Que esses R$ 4 bilhões sejam divididos entre os consumidores, na redução da tarifa de água, e não entre os acionistas da Sanepar. Este é o momento de garantir alívio no bolso das famílias paranaenses”, declarou.

Na mesma linha, Arilson voltou a defender medidas concretas. Segundo ele, mesmo parte do montante já permitiria reduzir significativamente a tarifa cobrada.

“Se tem esse dinheiro em caixa, por que a tarifa ainda não baixou? Esse dinheiro tem que ser usado na tarifa”, disse.

Participação da população

O líder da Oposição também enfatizou a importância da participação popular no processo. Para ele, decisões sobre valores bilionários não podem ser tomadas sem ouvir os cidadãos.

“Na consulta pública e na audiência, precisamos garantir a participação do cidadão. Não faz sentido decidir sem ouvir quem sustenta o sistema”, afirmou.

Ao final, o parlamentar reforçou que a Oposição continuará acompanhando o caso e cobrando transparência na destinação dos recursos. “Nós vamos seguir fiscalizando. Esses R$ 4 bilhões têm que melhorar a vida do povo paranaense”, concluiu. (Com assessoria)

Leia também Proposta prevê até 5 anos de prisão para atos discriminatórios no esporte

Luis Carlos Pimentel
Autoria
Luis Carlos Pimentel
Formado em Técnica Contábil, estudou Jornalismo na Faculdade Secal. Há 40 anos trabalha em meios de comunicação social. Trabalhou em emissoras de rádio, jornais impressos e portais. Registro Mtb/PR - 4451
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →