Mudanças climáticas entram em pauta com programação especial em Ponta Grossa
A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Sanepar, abriu oficialmente nesta segunda-feira (8) a Semana do Meio Ambiente 2026. Com o tema “Adapta PG: Nossa Cidade, Nosso Clima, Nosso Futuro”, a programação conta com ações educativas, palestras, oficinas e […]

A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Sanepar, abriu oficialmente nesta segunda-feira (8) a Semana do Meio Ambiente 2026. Com o tema “Adapta PG: Nossa Cidade, Nosso Clima, Nosso Futuro”, a programação conta com ações educativas, palestras, oficinas e atividades de sensibilização sobre preservação ambiental e adaptação às mudanças climáticas.
A abertura ocorreu pela manhã, no Centro de Cultura, com a participação de autoridades municipais, representantes de instituições parceiras, cooperativas de reciclagem, associações de catadores, estudantes e comunidade.
Confira as últimas notícias sobre Ponta Grossa (Clique aqui).
Durante a solenidade, a prefeita Elizabeth Schmidt destacou a importância de transformar a conscientização ambiental em atitudes que contribuam com a qualidade de vida das futuras gerações. “Esta semana é mais do que um calendário de atividades: é uma convocação para cuidarmos do nosso bem mais precioso. Vivemos um tempo em que as decisões que tomamos todos os dias refletem diretamente na qualidade de vida que entregaremos às próximas gerações”, afirmou.
A prefeita também ressaltou investimentos realizados pela administração municipal nas áreas de sustentabilidade, educação ambiental e infraestrutura verde. “Não podemos ignorar os sinais das mudanças climáticas. Essa realidade nos obriga a planejar, investir em prevenção e proteger as populações mais vulneráveis. Cuidar do meio ambiente é cuidar da nossa saúde, do trabalho, do lazer e do futuro dos nossos filhos”, completou.
Nesta segunda-feira, as atividades tiveram como tema “Escassez de água e alimentos”, com palestra para alunos da Escola Municipal Cyrillo Domingos Ricci, oficina de consumo consciente da água em parceria com a Sanepar e contação de histórias para crianças do CMEI Professor Antônio Nunes Cottar.
Se inscreva no nosso canal do YouTube e acompanhe nossa programação diária
A secretária municipal de Meio Ambiente, Carla Kritski, destacou que a programação busca aproximar a comunidade dos desafios ambientais por meio de ações educativas. “A proposta deste ano é ampliar o debate sobre os impactos das mudanças climáticas e, principalmente, sobre como podemos nos adaptar a essa nova realidade. As ações foram pensadas para diferentes públicos, promovendo conhecimento, sensibilização e participação da comunidade na construção de uma cidade mais sustentável”, ressaltou.
As atividades continuam nesta terça-feira (9), com o tema “Furacões, inundações e secas”. A programação inclui a palestra “Desastres Naturais em Ponta Grossa”, aberta à comunidade e servidores municipais no Anfiteatro Municipal Eunice Miró Guimarães Cordeiro (Rua Bonifácio Ribas – anexo à Escola Municipal Coronel Cláudio).
Também estão previstas palestra para estudantes da Escola Municipal Prefeito Engenheiro Cyro Martins, oficina de produção de sabão no CRAS Coronel Cláudio, contação de histórias em CMEI e a exibição da mostra de vídeos ambientais Wall-E, no Centro de Cultura.
A Semana do Meio Ambiente 2026 conta com realização e apoio da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, Zero Resíduos, Parque Estadual de Vila Velha, UEPG, UTFPR, Sanepar, ACIPG, Polícia Militar Ambiental, Águia Florestal, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, IKA, Posto do Mel, ICMBio, instituições de ensino e demais parceiros.
Programação
Terça-feira (09/06)
Tema: Furacões, inundações e secas
8h30 – Palestra “Desastres Naturais em Ponta Grossa”
Local: Anfiteatro Municipal Eunice Miró Guimarães Cordeiro
Público: comunidade e funcionários da PMPG
9h – Palestra “Furacões, inundações e secas”
Local: Escola Prefeito Engenheiro Cyro Martins
13h30 – Oficina de sabão
Local: CRAS Coronel Cláudio
13h30 – Contação de história “Furacões, inundações e secas”
Local: CMEI Prof.ª Bernadete de F. Goytacaz dos Santos
13h30 – Mostra de vídeos ambientais Wall-E
Local: Centro de Cultura
Quarta-feira (10/06)
Tema: Efeito Estufa e Chuva Ácida
8h30 – Palestra “Efeito Estufa + Chuva Ácida”
Local: Escola Prof.ª Zilá Bernadete Bach
8h30 – Reunião da CIMEA – SISMEA
Local: CEA
13h30 – Reunião da CISEA – SISMEA
Local: CEA
13h45 – Contação de história “Efeito Estufa + Chuva Ácida”
Local: CMEI Eloi Freitas de Oliveira
Quinta-feira (11/06)
Tema: Perda da Biodiversidade
8h30 – Projeto Eco Heróis Recicla PG
Local: Escola Glacy Camargo Secco
9h – Blitz Ambiental da Força Verde Mirim
Local: Calçadão da Coronel Cláudio
13h45 – Projeto Eco Heróis Recicla PG
Local: Escola Municipal Prefeito Heitor Ditzel
8h às 17h – Saída técnica
Local: Parque Estadual Vila Velha
Sexta-feira (12/06)
Tema: Queimada e desmatamento
8h às 17h – Bota Fora de Eletrônicos
Local: Parque Ambiental
8h30 – Palestra sobre queimadas e desmatamento
Local: Escola Prof.ª Shirley Aggi Moura
13h30 – Contação de história sobre queimadas e desmatamento
Local: CMEI Haydee Ercília Larocca
Sábado (13/06)
8h às 19h – Saída técnica
Local: Museu da Sanepar + Jardim Botânico
8h às 17h – Bota Fora de Eletrônicos
Local: Parque Ambiental (próximo ao módulo da GCM)
*Com informações da assessoria























