SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 13°C 🌦️
Publicidade
Últimas

MP move ação contra Sanepar por despejo de esgoto no Rio Tibagi

MPPR processa Sanepar por despejo de esgoto no Rio Tibagi, em Tibagi. Ação pede fim imediato da poluição e indenização por danos coletivos.

Ministério Público_MPPR
Foto: AEN
Publicidade

O Ministério Público do Paraná (MPPR) ajuizou ação civil pública contra a Sanepar por dano ambiental causado pelo despejo de esgoto no Rio Tibagi, nos Campos Gerais. O rio é estratégico para a bacia hidrográfica do estado e atrai turistas para atividades como rafting e canoagem.

A ação foi movida pela Promotoria de Justiça de Tibagi após denúncia sobre uma obra inacabada para construção de galeria de esgoto na Rua Frei Gaudêncio. A paralisação teria gerado sujeira, risco de proliferação da dengue e lançamento de esgoto direto no rio.

Em novembro de 2024, o MP instaurou inquérito civil para acompanhar o caso. Após sete meses, constatou que as obras não avançaram, apesar da promessa da Sanepar de concluí-las no primeiro trimestre de 2025. Antes do processo, foi emitida recomendação administrativa, ignorada pela empresa.

Laudo do Instituto Água e Terra (IAT) apontou que um cano despeja todo o esgoto do bairro no rio, sem tratamento, e confirmou que as obras seguem paradas.

O MP pede a interrupção imediata do lançamento de efluentes, a entrega de um plano de conclusão das obras em 15 dias, finalização em até seis meses e indenização por danos morais coletivos.

LEIA TAMBÉM: CinePG exibe filme sobre histórias de jovens da cidade

Nara Souza
Autoria
Nara Souza
Jornalista graduada e pós-graduada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Tem experiência em revisão de textos, redação jornalística, produção editorial de materiais didáticos para EaD, assessoria de imprensa, jornal impresso e televisão. Redatora Web no Portal BnT Online desde março de 2025.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →