SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 11°C ☀️
Publicidade
VC com a BnT

Moradores reclamam de cheiro forte e gosto de barro na água em bairros de PG

Reclamações começaram nesta quarta-feira (21) nos bairros São José e Oficinas; alguns moradores estão fervendo a água antes de consumir

Moradores estão questionando a qualidade da água em bairros de Ponta Grossa
Divulgação/Reuters/Eric Thayer/Arquivo
Publicidade

Os moradores dos bairros São José e Oficinas, em Ponta Grossa, estão relatando problemas com o cheiro e o sabor da água desde a manhã desta quarta-feira (21). Segundo as reclamações, a água que sai das torneiras está com gosto de barro e odor forte, tornando até as tarefas simples do dia a dia, como preparar alimentos e bebidas, praticamente inviáveis.

Uma moradora do São José, usou a rede social, para contar que na casa dela no São José “está insuportável o gosto e o cheiro da água; até no suco fica o gosto. Será que os engenheiros da Sanepar estão tomando essa água também?”, questiona a moradora, indignada com a situação.

No bairro Oficinas, os relatos são semelhantes. Uma moradora diz que a água só fica boa se ferver.

As queixas começaram logo nas primeiras horas do dia e se espalharam rapidamente pelas redes sociais e grupos de moradores, que estão preocupados em relação ao que está acontecendo e se pode haver problemas para a saúde.

O Portal BnT Online entrou em contato com a assessoria da Sanepar que enviou uma nota. Confira:

“Atendendo recomendação da Portaria de Consolidação nº 5/2017-MS (Anexo XX alterado pela Portaria 888/2017), a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) informa que, na última semana, foi detectada alteração nas características organolépticas da água, alterando o gosto da água, o que pode ou não ser percebido pelos usuários.

Informamos que esta alteração é decorrente de floração de algas na Represa de Alagados, provavelmente pelo impacto da estiagem. A presença de gosto e odor na água potável, em geral, é considerada um problema estético ou de aceitação humana, não ocasionando riscos à saúde.
Deste modo, a Sanepar aumentou a adição de carvão ativado e dióxido de cloro. Com esse resultado, a Sanepar reforça que a água distribuída é segura para o consumo humano, por tratar-se apenas de alteração no gosto, não interferindo em características químicas ou tóxicas que pudessem trazer riscos para a saúde. Com a aplicação dos produtos a alteração tem reduzido gradativamente.
A Sanepar reforça que as reclamações sejam registradas nos canais oficiais de atendimento da Sanepar para que nossos técnicos possam prestar as informações para os moradores”.
Luciana Brick
Autoria
Luciana Brick
Equipe de jornalismo do BnT Online, cobrindo Ponta Grossa e os Campos Gerais.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →