Ministério da Agricultura declara estado de emergência Zoossanitária em Montenegro, RS
“Fica declarado, por 60 dias, estado de emergência zoossanitária no município de Montenegro”, salienta o documento oficial.

Na última sexta-feira, 16 de maio, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou a declaração de estado de emergência zoossanitária no município de Montenegro, localizado no Rio Grande do Sul. Essa medida terá validade de 60 dias e foi motivada pela confirmação do primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial na região, registrado na quinta-feira anterior, 15 de maio.
Conforme a Portaria nº 795 do Mapa, o estado de emergência abrange uma área com um raio de 10 km ao redor do local onde foi identificado o surto da infecção pelo vírus da influenza aviária de alta patogenicidade. “Fica declarado, por 60 dias, estado de emergência zoossanitária no município de Montenegro”, salienta o documento oficial.
Este episódio marca a primeira ocorrência de gripe aviária em um sistema avícola comercial no Brasil, segundo informações divulgadas pelo governo federal. Desde o ano de 2006, a circulação do vírus tem sido registrada, especialmente em regiões da Ásia, África e norte da Europa.
A Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul relatou que a suspeita inicial surgiu devido a casos de síndrome respiratória e nervosa em aves em um local destinado à reprodução. As amostras foram prontamente coletadas e enviadas para análise em um laboratório situado em Campinas, São Paulo, onde o diagnóstico foi confirmado.
O ministro Fávaro também mencionou que a extensão da área afetada pela emergência zoossanitária poderá ser revisada por meio de uma normativa emitida pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária. Tal revisão estará condicionada ao andamento das investigações epidemiológicas e às ações de vigilância sanitária animal que estão sendo implementadas na região.
Leia também:
Tragédia: Menina de 13 anos morre após atropelamento em Curitiba























