O Ministério da Cultura aprovou recentemente, por meio da Lei Rouanet, a liberação de uma conta no Banco do Brasil para o Memorial do Basquetebol de Ponta Grossa. A medida permite que a entidade inicie a captação de recursos, etapa inicial do projeto de construção da futura sede.
O projeto prevê a edificação de um prédio com três andares, que será construído em uma área localizada na rua Edson Carlos Ferreira, no bairro de Olarias, em Ponta Grossa. Nesta primeira fase, o valor autorizado para captação é de R$ 1.953.000,00, destinado à execução dos serviços preliminares, como instalação do canteiro de obras, início das fundações e alvenaria.
Confira as últimas notícias sobre Esportes (Clique aqui).
De acordo com a presidente do Memorial, Carmen Rachel Cunha, a liberação da conta no Banco do Brasil possibilita a busca por recursos junto a empresas tributadas pelo regime de lucro real. O projeto completo prevê uma área construída aproximada de 1.800 metros quadrados, reunindo espaços voltados à preservação e difusão da história esportiva.
Além do avanço no projeto da sede, a entidade passa por um processo de reestruturação institucional, incluindo a mudança de nomenclatura. O Memorial passa a ser denominado Centro Educacional, Esportivo e Cultural do Basquete – Ponta Grossa (CEECBPG). Segundo Carmen, a decisão foi tomada de forma unânime pela diretoria, com o objetivo de ampliar o alcance das atividades oferecidas à comunidade.
A proposta é que o espaço não se limite apenas ao basquete, mas contemple diferentes modalidades esportivas, com a realização de exposições, cursos, oficinas e outras ações educativas e culturais. O Memorial desenvolve esse projeto desde 2018, reunindo um acervo histórico sobre a trajetória do basquete em Ponta Grossa e promovendo diversas atividades ao longo dos últimos anos.
Em 2023, o projeto arquitetônico da nova sede foi apresentado à prefeita Elizabeth Schmidt, bem como à Câmara Municipal e à Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG). A proposta recebeu avaliação positiva, sendo reconhecida como uma iniciativa de relevância cultural para o município.
Se inscreva no nosso canal no YouTube e acompanhe nossa programação diária