SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 13°C 🌦️
Publicidade
Política

Hospital Regional de Telêmaco Borba amplia maternidade e vira polo de saúde da mulher nos Campos Gerais

Ao BnT, Beto Preto diz que Hospital Regional de Telêmaco Borba passa a realizar partos e cirurgias ginecológicas, fortalecendo a saúde da mulher nos Campos Gerais

Hospital Regional de Telêmaco Borba amplia maternidade e vira polo de saúde da mulher nos Campos Gerais
#image_title
Publicidade

O Hospital Regional de Telêmaco Borba iniciou uma nova fase de funcionamento com a implantação da maternidade e a ampliação dos atendimentos em saúde da mulher, impactando diretamente toda a região dos Campos Gerais. A informação foi confirmada pelo secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, durante entrevista exclusiva ao BnT News.

Segundo o secretário, a ativação da maternidade é resultado de uma articulação iniciada ainda em fevereiro do ano passado, durante assembleia com prefeitos e prefeitas da região. Após o processo licitatório, a empresa vencedora iniciou os trabalhos e, em poucos dias de funcionamento, já foram realizados 15 partos na unidade.

“A maternidade do Hospital Regional de Telêmaco Borba é de alto risco e vai desafogar toda a região dos Campos Gerais, incluindo municípios que hoje dependem de deslocamento para outros centros”, explicou Beto Preto.

ASSISTA ENTREVISTA COMPLETA:

 

Além dos partos, o hospital passa a ofertar uma série de serviços voltados à saúde da mulher. O mesmo edital de licitação prevê a implantação de ambulatório de alto risco, atendimento ginecológico especializado, cirurgias relacionadas à saúde feminina — como procedimentos para miomas e sangramentos uterinos — e tratamento da endometriose, que contará com ambulatório específico.

Outro ponto destacado pelo secretário é o resgate do sentimento de pertencimento da população. Com a maternidade em funcionamento, os nascimentos voltam a ser registrados oficialmente em Telêmaco Borba, fortalecendo o vínculo das famílias com o município.

Conheça o nosso canal no Youtube.

Beto Preto também ressaltou que o hospital será transformado em uma “fábrica de cirurgias eletivas” voltadas às mulheres, com triagem organizada e foco na redução de filas. “Esse hospital está completamente reformado, com estrutura adequada, piso vinílico conforme recomendação da Anvisa e condições ideais para ampliar atendimentos”, afirmou.

O secretário lembrou ainda que o Hospital Regional de Telêmaco Borba ficou anos com obras paradas e só entrou em funcionamento após 2019, quando passou a ser referência regional, inclusive durante a pandemia da Covid-19. “Hoje ele funciona plenamente, com maternidade e atendimento integral à saúde da mulher”, concluiu.

Leia aqui: Calor segue nesta quinta-feira em PG e região; pode haver pancadas de chuva

João Maciel
Autoria
João Maciel
Jornalista pós-graduado em Produção Textual e Leitura, com grande experiência em assessoria de imprensa, marketing, política e campanhas eleitorais. Coapresentador do BnT News e repórter no Portal BnT Online.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →