Governo Federal inicia programa de Educação Financeira nas escolas
Em 9/7/2025, o governo lançou o programa “Na Ponta do Lápis” para promover educação financeira nas escolas, visando escolhas conscientes e equidade

No dia 9 de julho de 2025, o Governo Federal apresentou oficialmente o programa “Na Ponta do Lápis”, uma iniciativa voltada para a promoção da educação financeira, fiscal, previdenciária e securitária entre estudantes da educação básica. O lançamento foi formalizado por meio da Portaria MEC nº 502, assinada pelo Ministro da Educação, Camilo Santana, e divulgada no Diário Oficial da União.
O programa visa dotar os alunos com habilidades essenciais para a gestão de suas finanças pessoais, capacitando-os a realizar escolhas de consumo mais conscientes e a evitar situações de endividamento. Esta abordagem educativa está alinhada com os temas transversais estipulados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especialmente na área de “Economia”.
Um dos pilares do “Na Ponta do Lápis” é promover a equidade educacional, considerando as diversas realidades regionais, territoriais, socioeconômicas, étnico-raciais e de gênero que permeiam o Brasil. Além disso, o programa valoriza a atuação dos profissionais da educação e reconhece sua importância na implementação de práticas pedagógicas focadas na educação financeira.
Entre as diretrizes estabelecidas está a criação de estratégias para apoiar escolas e entes federados, bem como oferecer formação continuada a professores, gestores escolares e equipes técnicas das secretarias de educação. Essa formação visa facilitar o planejamento e a execução de ações que fortaleçam a educação financeira nas instituições de ensino.
A adesão ao programa será facultativa para estados, Distrito Federal e municípios. Os interessados deverão elaborar um plano de trabalho específico para implantar, fortalecer e consolidar ações ligadas à educação financeira, fiscal, previdenciária e securitária. Os participantes também terão a responsabilidade de engajar profissionais da rede de ensino para que participem das formações e atividades relacionadas à disseminação de boas práticas na área.
Além disso, os estados e municípios que se juntarem ao programa deverão compartilhar com o Ministério da Educação informações e dados essenciais para o planejamento e execução das ações técnicas e financeiras previstas no âmbito do “Na Ponta do Lápis”.
Leia também Ração contaminada mata 245 equinos em quatro estados























