SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 11°C
Publicidade
Turismo

Fórum Viva Campos Gerais reúne autoridades em noite de abertura em Ponta Grossa

O fórum é realizado pelo Portal BnT Online, com apoio da Lei Municipal de Fomento aos Eventos de Fluxo Turístico.

Viva Campos Gerais
Foto: Arquivo/BnT
Publicidade

A noite de segunda-feira (27) reuniu várias autoridades de Ponta Grossa e de municípios da região durante a abertura do Fórum Empresarial Viva Campos Gerais 2026 de turismo regional, que aconteceu na ACIPG (Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa). O evento conta com presenças de empresários, lideranças e profissionais do turismo em dois dias de programação voltada ao desenvolvimento regional.

O fórum é realizado pelo Portal BnT Online, com apoio da Lei Municipal de Fomento aos Eventos de Fluxo Turístico. O evento conta com patrocínio do Grupo Águia e apoio do Viaje Paraná – Governo do Estado do Paraná, da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), do Sistema Fecomércio Paraná – SESC e SENAC, do Sebrae, da Confederação Nacional do Comércio, da Expresso Princesa dos Campos e da ABRAJET-PR.

Antes das palestras na primeira noite de evento, houve a abertura oficial com as autoridades presentes. Para o diretor de conteúdo do Portal BnT Online, Marcos Silva, que agradeceu todos os presentes durante a cerimônia, antes comentou que “é um alegria de estar aqui realizar esse Fórum Empresarial Viva Campos Gerais, conectando pessoas, empresários e demais autoridades. O futuro do turismo dos Campos Gerais se passa por aqui. Cada real investido no turismo gera mais cinco reais para movientar a economia. Durante os debates são várias conversas específicas de como o turismo está movimento, trazendo empregos e renda”.

Já durante a abertura oficial, o presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, Julio Küller, destacou que a Câmara tem feito a sua parte, que tem trabalhado muito e apresentado projetos relacionados à cidade e ao turismo. Claro que nós não temos o conhecimento suficiente, mas, para isso, nós participaremos desse evento com muito carinho, para poder aprender mais e focar exatamente naquilo que a nossa cidade precisa com relação ao turismo […]”

Turismo e Campos Gerais

O deputado estadual Moacyr Fadel destacou que quando recebeu o convite para o evento, não acreditou no potencial que virou. Envolver o SEBRAE, a Fecomércio, junto com o nosso querido Darcy Piana, que tem apoiado a Associação dos Municípios dos Campos Gerais, os prefeitos que são apaixonados pelo turismo, mostra o valor desse encontro. Parabéns por envolver todos os empresários do turismo que aqui estão. Conversei com vários, turismo rural, turismo religioso, tantos outros turismos que nós temos na nossa região. O Campos Gerais é realmente privilegiado. E nós estamos tendo total apoio do Governo do Estado aqui”.

Para o deputado estadual Marcelo Rangel, o fórum sobre turismo é especialmente fundamental para que possa ter avanços. “No dia 1° de maio vamos inaugurar a ponte de Guaratuba. E que vai fazer a revolução no turismo, nos investimentos do Paraná, uma obra guardada há 60 anos. Dizendo a todos vocês, reunidos, unidos, e principalmente focados em resultado prático, qualificação, nós estamos à disposição na Assembleia Legislativa, talvez futuramente num projeto muito maior, tendo um representante no Paraná, da nossa região dos Campos Gerais e também indo adiante com leis lá em Brasília, para fomentar o turismo que vai fazer a verdadeira transformação que o Brasil merece. Parabéns a todos vocês”.

Também marcou presença no evento o prefeito de Sengés e presidente da AMCG, Gerson Nunes. Ele destacou que o município é conhecida como a cidade das cachoeiras. “Nós temos belezas naturais fantásticas lá e queremos cada vez mais avançar no empreendedorismo, no turismo regional e, principalmente, no turismo que a gente fala que a gente precisa melhorar um pouco os caminhos que a gente precisa chegar entre a agricultura, a comida que a gente faz, principalmente, esse setor turístico. Nós temos vários produtos junto com as demais cidades que compõem esse catálogo para melhorar cada vez mais o nosso turismo. Marcos, parabéns mais uma vez por esse belo evento e tenho certeza que todos juntos só vamos somar para que o turismo seja cada vez melhor”.

Ponta Grossa

A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, comentou que é uma alegria abrir o Fórum Empresarial de Turismo Regional e destacou o ponto econômico do setor. Turismo não é só lazer, é estratégia econômica, é emprego, é renda, é identidade, é desenvolvimento com planejamento. Todos nós sabemos que turismo é transferência de PIB, não é isso que a gente fala sempre. E por isso que a prefeitura, as prefeituras todas, devem estar sempre atuando para o fortalecimento do turismo, para que partes do PIB de outras cidades, estados e países venham para as nossas cidades. É para isso que a gente trabalha. E, hoje, eu quero destacar um ponto que eu acredito que é decisivo. Ponta Grossa tem a lei de incentivo aos eventos de fluxo turístico, lei esta que implantamos quando eu era secretária de turismo aqui na nossa cidade, lá em 2012. Em outras palavras, aqui o turismo não depende da boa vontade ou de sorte do calendário. Ele tem base legal, ele tem diretriz pública e continuidade […]. Então esse fórum tem esse objetivo muito claro, ao mesmo tempo muito moderno. Conectar quem já está fazendo com quem quer fazer. Para mim é essa a chave”.

Presenças

Ainda marcaram pesenças no evento, os prefeitos, Reinaldo Cardoso (Castro), Henrique Carneiro (Piraí do Sul), Elisangela Pedroso (Carambeí), secretários e demais autoridades.

Terça-feira

O Fórum segue nesta terça-feira (28). Entre a programação agora pela manhá terá Gastronomia como identidade cultural do destino turístico. Claudia Lins Ortlieb (Senac – PG) Lucas Klas (Boteco da Visconde – Abrasel), às 10h30 (Artesanato: Cultura, Turismo e Geração de Renda Ana Paula Almeida Rocha Ohata Casa Transitória Micheli Introvini Turek (Soul PG) e às 11 horas (Do atendimento ao encantamento: a engenharia invisível dos produtos de experiências Michael Douglas Camilo – Gerente Regional Centro Sebrae/PR).

A partir das 11 horas haverá o deslocamento para visitação na exposição MON no Parque Vila Velha e almoço típico na churrascaria Zancanaro.

Já no período da tarde, terá PG Destino Turístico Inteligente com Paulo Stacoviach (Secretário de Turismo de PG). A partir das 15 horas ocorre palestra com Alexandre Sampoio e Aline Lopes (CNC – FBHA) Vai Turismo: Estratégias Inovadoras para Impulsionar o Turismo e a Economia Local”; às 16 horas Palestra com Giovanni Bagatini – Fecomércio Impacto Econômico do Turismo e oportunidades para os empresário; coffe break às 16h30 e a partir das 17 horas Rodada de Negócios – Empresários dos Campos Gerais.

Perdeu e quer acompanhar com foi o primeiro dia? Assista abaixo a cobertura compela da equipe do Portal Boca no Trombone:

Leia também: Homem mata mulher e depois tira a própria vida após discussão em Ponta Grossa

Matheus de Lara
Autoria
Matheus de Lara
Jornalista formado pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa. Graduado em dezembro de 2019, já trabalhou por dois anos em jornal impresso em conjunto com um portal de notícias. Atualmente exerce o cargo de jornalista no Portal Boca no Trombone, desde 13 de março de 2023.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →