SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 12°C ⛈️
Publicidade
Ponta Grossa

Delegado Nagib destaca reconhecimento à Polícia Civil de Ponta Grossa por redução nos homicídios

Durante a conversa, o delegado também fez um alerta preocupante: o aumento expressivo dos casos de feminicídio em Ponta Grossa

nagibe
BNT NEWS
Publicidade

Na manhã desta segunda-feira (28), o BNT News recebeu em estúdio o delegado-chefe da 13ª Subdivisão Policial de Ponta Grossa, Dr. Nagib, para falar sobre a recente premiação recebida em Curitiba que reconhece os avanços significativos na segurança pública da região. A entrevista abordou desde os desafios enfrentados com o aumento da violência até os méritos conquistados por meio de estratégias integradas de combate ao crime.

Dr. Nagib começou destacando o papel da imprensa na cobertura equilibrada das gestões públicas, elogiando a atuação imparcial do portal. Em seguida, falou sobre a importância da premiação concedida pelo Governo do Estado, que avaliou de forma técnica os resultados das unidades policiais em todo o Paraná.

“Foi uma análise feita por uma banca técnica da cúpula da segurança pública, composta por cerca de 20 pessoas. Tivemos que apresentar os trabalhos desenvolvidos em nossa região, e fomos reconhecidos em duas categorias: gestão da polícia judiciária e uma grande operação realizada no fim do ano passado”, explicou o delegado.

Segundo Dr. Nagib, os esforços de 2024 foram marcados por um aumento de mais de 50% no número de operações e ações conjuntas com outras forças de segurança, como Polícia Militar, Guarda Municipal e Gaeco. “Tivemos uma redução significativa no número de homicídios e quase 90% de elucidação desses casos, especialmente os ligados a facções, que são mais difíceis de investigar”, afirmou.

A unidade de Ponta Grossa ficou em segundo lugar no Estado no quesito redução de homicídios, ficando atrás apenas de uma cidade menor, o que, segundo o delegado, evidencia o impacto positivo da atuação local em grandes centros urbanos. Ele ressaltou que o mérito é coletivo: “Essa medalha é da equipe de homicídios, da Polícia Civil, e de todos os órgãos que atuaram juntos. É muito orgulho para nós”.

Apesar do reconhecimento, Dr. Nagib reforçou que os desafios continuam: “Segurança pública é uma luta diária. Receber um prêmio não significa que está tudo resolvido. A criminalidade é dinâmica, e nós precisamos estar sempre atentos”.

Durante a conversa, o delegado também fez um alerta preocupante: o aumento expressivo dos casos de feminicídio em Ponta Grossa. “Tivemos um crescimento de 800% em 2024 em relação a 2023. É um problema seríssimo, que não se resolve só com polícia, mas com políticas públicas e mudanças culturais profundas”, destacou.

Ao ser questionado sobre se Ponta Grossa é uma cidade segura, o delegado respondeu com franqueza: “Sim, dentro da realidade social e econômica que temos, é uma cidade segura. Trabalhei em cidades como Londrina, Maringá e Cascavel. Posso dizer que Ponta Grossa conta com forças de segurança extremamente comprometidas e integradas”.

A entrevista foi encerrada com agradecimentos mútuos e o convite para que Dr. Nagib volte sempre que houver novidades na área da segurança pública. “Ano passado estive aqui para dar notícias preocupantes. Hoje, é gratificante voltar para compartilhar um reconhecimento pelo trabalho de toda uma equipe. Obrigado ao BNTT News pelo espaço e sensibilidade em mostrar também o lado positivo das ações de segurança”, concluiu.

Assista ao vídeo

Leia também Identificado idoso que morreu afogado em PG

Luis Carlos Pimentel
Autoria
Luis Carlos Pimentel
Formado em Técnica Contábil, estudou Jornalismo na Faculdade Secal. Há 40 anos trabalha em meios de comunicação social. Trabalhou em emissoras de rádio, jornais impressos e portais. Registro Mtb/PR - 4451
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →