SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 14°C ☁️
Publicidade
Últimas

Castro debate políticas públicas para idosos em conferência com ampla participação

Durante os dois dias de programação, os participantes se dividiram em grupos temáticos para debater propostas e apresentar reivindicações

Durante os dois dias de programação, os participantes se dividiram em grupos temáticos para debater propostas e apresentar reivindicações
Divulgação
Publicidade

Mais de 300 pessoas participaram da 4ª Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas Idosas, realizada nos dias 22 e 23 de maio na Câmara de Vereadores de Castro, nos Campos Gerais. O evento promoveu debates sobre políticas públicas voltadas ao envelhecimento digno, com foco em equidade, participação social e garantia de direitos.

Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, a conferência reuniu idosos, servidores públicos, representantes da sociedade civil e autoridades locais, fortalecendo o protagonismo da população idosa no município.

Participação ativa e escuta da comunidade

Durante os dois dias de programação, os participantes se dividiram em grupos temáticos para debater propostas e apresentar reivindicações. Para a técnica do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas Idosas, Cleonice dos Santos, o evento marcou um avanço significativo: “Foi um evento histórico, pois conseguimos fortalecer o protagonismo das pessoas idosas e pensar políticas públicas voltadas para essa população, garantindo direitos e participação cidadã”, afirmou.

Autoridades destacam papel ativo da pessoa idosa

Na abertura da conferência, o prefeito de Castro, Reinaldo Cardoso, destacou que a idade deve ser vista como um mérito e não como um impedimento. “Apenas envelhece quem quer, pois quem continua ativo mantém sua função social e contribui com a comunidade. Envelhecer é acumular sabedoria”, declarou o prefeito.

Já o secretário municipal de Assistência Social, Günter Lesnau, reforçou o compromisso da gestão com a participação popular: “A Conferência foi um espaço essencial de escuta e construção coletiva. A população trouxe seus anseios e nós trabalharemos para transformar essas propostas em ações concretas.”

Convivência e bem-estar: relatos emocionam

A importância dos espaços de convivência também foi um dos destaques do evento. A aposentada Laura Marques, de 78 anos, enfatizou o papel do Centro de Convivência Therezinha da Fonseca: “Lá nós trocamos ideias, muitos são sozinhos, e o espaço para convivermos é lá”, relatou.

Para Orlando Pinheiro, de 73 anos, a participação em atividades coletivas mudou sua vida: “Eu aprendi a viver e conviver com essas pessoas e hoje me sinto muito bem”.

Delegados eleitos para Conferência Estadual

Além dos debates, a conferência elegeu quatro representantes que irão levar as propostas de Castro para a 8ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Paraná, fortalecendo o diálogo entre o município e o estado na formulação de políticas públicas voltadas à terceira idade.

Boca no Trombone
Autoria
Boca no Trombone
O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →