SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 11°C 🌤️
Publicidade
Brasil

Aneel aciona bandeira vermelha e luz ficará mais cara em setembro. Veja quanto

O anúncio da Aneel sinaliza maiores custos para a geração de energia elétrica, com um acréscimo de R$ 7,87 a cada 100kWh consumidos

Imagem do WhatsApp de 2024-08-31 à(s) 16.10.48_81e5cfad
Publicidade

A bandeira tarifária de energia elétrica em setembro será vermelha patamar 2. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a previsão de escassez de chuvas e o clima seco com temperaturas altas motivaram o acionamento de usinas térmicas, aumentando os custos da operação do sistema elétrico.

O anúncio da Aneel, feito nesta sexta-feira (30), sinaliza maiores custos para a geração de energia elétrica, com um acréscimo de R$ 7,87 a cada 100kWh consumidos.

Esta é a primeira vez em pouco mais de três anos que a bandeira vermelha patamar 2 é acionada, a última foi em agosto de 2021. Uma sequência de bandeiras verdes foi iniciada em abril de 2022 e interrompida apenas em julho de 2024 com bandeira amarela, seguida de bandeira verde em agosto.

Com a previsão de chuvas abaixo da média no próximo mês, o volume de água nos reservatórios das hidrelétricas do país também deve ficar cerca de 50% abaixo da média. “Esse cenário de escassez de chuvas, somado ao mês com temperaturas superiores à média histórica em todo o país, faz com que as termelétricas, com energia mais cara que hidrelétricas, passem a operar mais”, explicou a Aneel.

Com informações da Agência Brasil

Leia também: Rede Sismográfica Brasileira registra tremor de terra em Carambeí

Carlos Solek
Autoria
Carlos Solek
Castrense, formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2020-2023). Atua no portal BNT desde setembro de 2022.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →