SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 12°C ☁️
Publicidade
Últimas

2º Seminário sobre TEA de Castro reúne mais de 400 pessoas de 11 municípios da região

A iniciativa visou capacitar servidores públicos sobre acolhimento e atendimento a pacientes com TEA e seus familiares.

2º Seminário sobre TEA de Castro reúne mais de 400 pessoas de 11 municípios da região
Foto: Divulgação
Publicidade

A Secretaria de Saúde de Castro realizou, na sexta-feira (22), o 2º Seminário sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA) de Castro. A iniciativa visou capacitar servidores públicos sobre acolhimento e atendimento a pacientes com TEA e seus familiares.

Servidores das secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, Cultura e Mulher e Inclusão estiveram presentes no evento, que reuniu mais de 400 participantes e representantes de 11 municípios da região dos Campos Gerais, lotando o salão plenário da Câmara Municipal de Castro. O seminário dá continuidade a primeira capacitação de servidores desenvolvida no mês de fevereiro.

O primeiro palestrante foi o médico Dr. William Luiz Aoqui, de São Paulo, membro da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS). O profissional destacou aspectos importantes com relação a saúde dos pacientes, como processos de avaliação, diagnósticos, abordagens terapêuticas e manejos de situações de crise.

Os psicólogos Eduardo Cassanho e Claudia Maziotti, que fazem parte da Secretaria de Saúde de Curitiba e do Ambulatório Encantar também estiveram presentes no evento, abordando questões relacionadas aos pacientes e as famílias. “Acolher e orientar os pais ou os responsáveis é uma ação tão importante quanto a terapia. Isso é uma forma de melhorar o cuidado, especialmente das crianças com TEA”, avalia Eduardo.

Ações de inclusão

O 2º Seminário sobre TEA faz parte de uma série de ações voltadas a inclusão desenvolvidas pela Prefeitura de Castro. “Estamos avançando muito na questão do Transtorno do Espectro Autista em Castro. Sabemos que há um caminho longo a percorrer, mas estamos sendo referência na região dos Campos Gerais sobre o assunto”, destaca o prefeito Reinaldo Cardoso.

O secretário de Saúde, Matilvani Moreira, explica que capacitar os funcionários é melhorar o atendimento e ao acolhimento nas unidades de saúde. “Nosso foco é difundir conhecimento. Estamos capacitando nossos profissionais para que prestem um atendimento de saúde de qualidade aos pacientes com TEA e também a seus familiares, seja nas UBSs, na UPA ou nos demais serviços”, comenta.

A secretária Bianca Rodrigues Mariano, da Secretaria de Mulher e Inclusão, destacou também outras ações voltadas ao TEA. “Castro também conta com o Crafa, um espaço que tem feito a diferença na vida destas pessoas. Em breve, também vamos inaugurar a primeira praça sensorial dos Campos Gerais”, ressalta.

Além de servidores municipais de Castro e participantes de instituições e órgãos privados, também houve a presença de representantes de Tibagi, Telêmaco Borba, Carambeí, Jaguariaíva, Ponta Grossa, Piraí do Sul, Arapoti, Ivaí, Ipiranga, Palmeira e Reserva.

Com informações Assessoria

Leia também: Morador de São Mateus do Sul questiona sobre demora de pavimentação; secretário se posiciona

TagsCastro
Matheus de Lara
Autoria
Matheus de Lara
Jornalista formado pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa. Graduado em dezembro de 2019, já trabalhou por dois anos em jornal impresso em conjunto com um portal de notícias. Atualmente exerce o cargo de jornalista no Portal Boca no Trombone, desde 13 de março de 2023.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →