SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 11°C ☁️
Publicidade
Política

Vereadores de Castro aprovam proposta de utilizar mão de obra de detentos em combate à dengue

A proposta veio da Secretaria de Estado da Segurança Pública e DEPPEN, sendo aprovada na sessão de quarta-feira

Vereadores de Castro aprovam proposta de utilizar mão de obra de detentos em combate à dengue
Foto: Matheus de Lara
Publicidade

Durante a sessão ordinária da Câmara de Castro reliazado na quarta-feira (27), um dos requerimentos aprovados foi o de n°70/2024 de autoria do vereador Gerson Sutil, que requer ao executivo avaliar a proposta da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP) e Departamento de Polícia Penal (DEPPEN), para realização de ação integrada ao combate à dengue em Castro, ou seja, utilizar a mão de obra dos detentos.

Conforme o texto, a ação integrada tem como objetivo uma alternativa inovadora e eficaz no combate à dengue. As ações desenvolvidas pelas pessoas privadas de liberade serão de pulverização por meio de atomizadores, qual a prefeitura cederia os insumos necessários para a realização do serviço a ser executado nos prédios públicos, praças e logradouros do município. Para este serviço, os detentos estarão acompanhados de vigilantes sanitários que estarão fiscalizando as atividades e auxiliando-os.

Por fim, o vereador justifica que “a Ação Integrada ao Combate à Dengue apresenta um potencial significativo para contribuir para o controle da dengue em Castro. No entanto, é fundamental que a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde realizem uma avaliação criteriosa da proposta que visa oferecer oportunidades de trabalho para as pessoas privadas de liberdade, preenchendo uma lacuna na oferta de trabalho no sistema prisional, bem como promover a manutenção e bem-estar da população quanto à disseminação do vírus causador da dengue”.

Leia também: Inscrições para participar do concurso Miss Castro estão abertas até o dia 5 de abril

Matheus de Lara
Autoria
Matheus de Lara
Jornalista formado pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa. Graduado em dezembro de 2019, já trabalhou por dois anos em jornal impresso em conjunto com um portal de notícias. Atualmente exerce o cargo de jornalista no Portal Boca no Trombone, desde 13 de março de 2023.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →