SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 11°C ☀️
Publicidade
Ponta Grossa

Usina de Biogás transforma lixo em energia e abastece 46 prédios públicos em PG

Estrutura pioneira na região gera energia limpa, reduz emissão de poluentes e contribui para a sustentabilidade da cidade.

Usina Biogás_PG
Divulgacao
Publicidade

Durante a Semana do Meio Ambiente, Ponta Grossa se destaca com uma iniciativa que alia tecnologia, sustentabilidade e economia para os cofres públicos. A Usina Termoelétrica a Biogás (UTB), inaugurada em 2021, já é referência no Brasil na transformação de resíduos orgânicos em energia limpa.

Operada pela Ponta Grossa Ambiental (PGA), do Grupo Philus, a usina é responsável por gerar energia elétrica que abastece 46 prédios públicos, entre eles escolas, unidades de saúde e praças.

Como funciona a geração de energia a partir do lixo?

O processo na UTB é totalmente automatizado e eficiente. O ciclo começa com a coleta de resíduos orgânicos, feita por um caminhão 100% elétrico, o primeiro desse tipo no Sul do Brasil, abastecido pela própria energia da usina.

Após a coleta, os resíduos passam por várias etapas:

  • Recepção em galpão fechado, evitando odores e proliferação de animais.

  • Linha de segregação automatizada, que remove plásticos, metais e outros materiais inadequados.

  • Análise laboratorial e homogeneização, garantindo qualidade para a biodigestão.

  • Nos biodigestores, bactérias realizam a digestão anaeróbia, gerando biogás rico em metano, que alimenta dois geradores com potência de 520 KW, capazes de suprir o consumo equivalente a 2.400 residências.

Além da energia, o processo gera um subproduto chamado digestato, utilizado como biofertilizante em áreas públicas, contribuindo também para a fertilização e irrigação urbana.

Benefícios ambientais e econômicos

A operação da UTB impacta diretamente na redução de resíduos enviados ao aterro sanitário, além de promover a diminuição de gases de efeito estufa. Apenas com o uso do caminhão elétrico, são evitadas 82 toneladas de CO₂ por ano, o que equivale ao plantio de 577 árvores.

Para o município, a economia também é significativa. Toda a energia gerada na usina é utilizada nos próprios prédios públicos, reduzindo os custos com energia elétrica e aumentando a eficiência dos serviços públicos.

Patrimônio dos ponta-grossenses

Um detalhe importante: embora tenha sido construída e seja operada pela Ponta Grossa Ambiental (PGA), a usina é patrimônio do município. Ao final do contrato de concessão, toda a estrutura será transferida para a Prefeitura de Ponta Grossa, garantindo que os benefícios permaneçam à disposição da população.

Sustentabilidade na prática

A Usina Termoelétrica a Biogás de Ponta Grossa é exemplo de como é possível transformar problemas ambientais em soluções inovadoras e sustentáveis. Durante a Semana do Meio Ambiente, a iniciativa reforça a importância de repensar a gestão de resíduos, mostrando que o lixo, quando tratado corretamente, se transforma em energia, desenvolvimento e qualidade de vida para todos.

Com supervisão de Marcos Slva.

Diogo Laba
Autoria
Diogo Laba
Estagiário no Portal Boca no Trombone e estudante do 4º ano de Jornalismo na UEPG, atuo na produção de conteúdo jornalístico. Tenho interesse especial em jornalismo esportivo, área que venho explorando desde o início da graduação, unindo minha paixão pelo esporte e comunicação.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →