SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 20°C ☁️
Publicidade
Ponta Grossa

Trânsito é liberado na duplicação da Rua Valério Ronchi em Ponta Grossa

A melhoria visa aumentar a fluidez do trânsito e beneficiar milhares de motoristas que utilizam a via diariamente.

valerio ronchi 2
Divulgação: PMPG
Publicidade

A Prefeitura de Ponta Grossa abriu, às 8h desta terça-feira (04), o tráfego na duplicação da Rua Valério Ronchi, via fundamental para a conexão entre os bairros Uvaranas e Neves. O trecho liberado, que faz parte da primeira fase da obra, tem mais de um quilômetro e recebeu um investimento de aproximadamente R$ 4 milhões pelo Programa Asfalto Novo. A melhoria visa aumentar a fluidez do trânsito e beneficiar milhares de motoristas que utilizam a via diariamente.

Apesar da liberação parcial, os trabalhos continuam com a implantação de calçadas, ciclofaixa e sinalização horizontal e vertical. A prefeita Elizabeth Schmidt destacou a importância da obra para os moradores da região.

“Sei o quanto essa melhoria era aguardada por todos, pois a Rua Valério Ronchi é essencial para quem se desloca diariamente pela região. Esse investimento impacta diretamente bairros como Rio Verde, Pitangui, Dal Col, Tropeiros, Costa Rica, Lagoa Dourada, Panamá, San Martin, Londres, Jardim Royal e Jardim das Flores. Além disso, facilita o acesso à PR-151 e ao Jardim Carvalho pelo Contorno Leste”, afirmou.

Leia mais: Filas tomam conta de terminais de ônibus em Ponta Grossa; veja orientações

A obra faz parte de um plano maior de reorganização do trânsito na cidade, considerando o crescimento expressivo da região. Segundo o Departamento de Engenharia de Tráfego, a via recebe, em média, 13 mil veículos por dia, podendo chegar a 15 mil em períodos de maior movimento. Nos horários de pico, a média de tráfego ultrapassa 1.200 veículos por hora.

Moradores da área comemoram a duplicação. Para Waldemor Arruda, residente no Jardim Tropeiros, a mudança trará impactos positivos no dia a dia. “O trânsito é intenso por aqui, e agora, com duas pistas em cada sentido, a fluidez será muito melhor. Além disso, a obra foi realizada de forma rápida”, comentou.

Os recursos para a duplicação foram viabilizados pelo Consórcio Pavimenta Ponta Grossa, através de convênio com o Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).

O secretário de Infraestrutura e Planejamento, Luiz Henrique Honesko, ressaltou que os trabalhos ainda seguem em andamento, mesmo com a liberação do tráfego. “A nova pista foi liberada para que possamos concentrar os esforços na adequação da via antiga. Ainda serão feitas a pintura das faixas de rolamento e a instalação de um semáforo no cruzamento com a Rua Paulo Grott”, explicou.

*Com informações da Assessoria

Boca no Trombone
Autoria
Boca no Trombone
O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →