SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 12°C
Publicidade
Ponta Grossa

Stocco propõe municipalização do SAMU e criação de frota de ‘motolâncias’ em PG

Diante dos problemas no atendimento do serviço e das mortes causadas, vereador quer que Prefeitura assuma gestão plena do SAMU

Stocco propõe municipalização do SAMU e criação de frota de 'motolâncias' em PG
Foto: Divulgação / BnT
Publicidade

O vereador Geraldo Stocco (PV) quer que a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG) municipalize a gestão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU. O pedido de Stocco vem após dois casos com mortes envolvendo problemas no atendimento do serviço. Além disso, Stocco também quer que a Prefeitura crie uma frota de motolâncias (motocicletas usadas como ambulâncias) para ajudar no atendimento do SAMU de PG.

O pedido de Geraldo foi exposto na moção legislativa 732/2025, aprovada pelo plenário da Câmara no último dia 3 – no documento, Geraldo apresenta várias outras cidades paranaenses que optaram pelo processo de municipalização do SAMU. “Se esse pedido era importante antes, imagina agora com essas mortes que registramos aqui em PG. No Paraná as cidades de Londrina e São José dos Pinhais já tomaram essa decisão [de municipalizar], em Minas Gerais a capital, Belo Horizonte, também já optou por isso”, disse Stocco.

O vereador argumenta que o fato de Ponta Grossa estar inserido em um consórcio com outros municípios faz com que o atendimento na própria cidade seja moroso, em alguns casos. “Para solucionar isso, estou pedindo à prefeita [Elizabeth] que municipalize esse serviço e estou me colocando à disposição para enviar recursos para a compra de motos para também serem usadas como ambulâncias”, frisa Geraldo.

A proposta de usar motos como ambulâncias também já tem sido adotada em outros municípios brasileiros, como é o caso de Londrina. “Hoje Ponta Grossa já tem um trânsito muito intenso e isso prejudica o deslocamento das equipes do SAMU. Para ocorrências que tenham essa característica, um deslocamento com motos seria muito mais rápido e ajudaria a salvar vidas”, conta o vereador do PV.

Após a aprovação da moção de sugestão legislativa, Geraldo busca uma reunião com a prefeita, Elizabeth, e com a presidente da Fundação Municipal de Saúde, Liliane Brandalise.

Vantagens da Criação em Ponta Grossa

Autonomia Municipal: reduz dependência de consórcio regional, permitindo decisões mais rápidas e adequadas à realidade local.

Rapidez no Atendimento: motolâncias e ambulâncias municipais diminuem o tempo de resposta, aumentando as chances de sobrevivência em emergências.

Cobertura Ampliada: garante atendimento em distritos, áreas rurais e bairros periféricos.

Integração Local: fortalecimento da rede municipal de saúde, com articulação direta entre ambulâncias, UPAs e Hospital Municipal.

Redução de Custos Indiretos: maior eficiência pode reduzir internações prolongadas decorrentes de atrasos no atendimento.

Reforço ao SAMU: o serviço municipal atuaria de forma complementar, reduzindo a sobrecarga do sistema regional.

Leia também: Vereadores aprovam projeto que institui Mês Julho Laranja em PG

Fabiano Blageski
Autoria
Fabiano Blageski
Radialista em Ponta Grossa, atuou em rádios, TV e sites, com experiência no microfone e nos bastidores. Apaixonado por comunicação, entretenimento e notícias, também é promoter de eventos, assessor de imprensa, destacando-se pela versatilidade e busca constante por aprendizado.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →