Sintropas faz manifestação no Terminal Central em PG
Sintropas realizou manifestação pacífica no Terminal Central de Ponta Grossa, cobrando melhorias nos itinerários da VCG para motoristas e usuários.

Na tarde desta quinta-feira (28), o sindicato Sintropas promoveu uma manifestação pacífica em frente ao Terminal Central de Ponta Grossa. A ação ocorreu entre 12h e 13h e paralisou a saída de todos os ônibus das linhas previstas para aquele período, afetando temporariamente os usuários do transporte coletivo.
O protesto aconteceu após o prazo de 72 horas dado em ofícios enviados à Prefeitura e à Viação Campos Gerais (VCG), nos quais o sindicato cobrava medidas imediatas para regularizar os itinerários de ônibus. Segundo a categoria, os atuais horários e trajetos colocam motoristas e cobradores em jornadas extenuantes, além de comprometer a segurança do trânsito e o atendimento aos passageiros.
No documento encaminhado às autoridades, o Sintropas argumentou que seu dever é atuar em defesa da categoria e da coletividade. “O Sindicato tem o dever jurídico e moral de prevenir riscos de acidentes, condições inseguras de trabalho e de preservar a qualidade do serviço público essencial prestado à população”, dizia trecho do ofício.
Na última segunda-feira (25), uma assembleia com trabalhadores da VCG já havia autorizado o sindicato a agir de forma administrativa e judicial, incluindo paralisações e outras medidas legais, caso não houvesse resposta do poder público.
O presidente do Sintropas, Luizão, reforçou que a paralisação não teve motivação política. “O problema é antigo, estamos cobrando desde abril. O movimento foi pela segurança dos usuários e dos motoristas, que hoje trabalham contra o tempo, tentando cumprir horários impossíveis. As alterações anunciadas pela Prefeitura em 10 linhas não resolvem toda a situação. Nos finais de semana, muitos motoristas sequer têm tempo para ir ao banheiro”, afirmou.
O ato foi encerrado após uma hora, mas a direção do sindicato informou que novas mobilizações não estão descartadas caso não haja avanços nas negociações. A pauta central segue sendo a revisão dos itinerários e a garantia de condições dignas de trabalho para os motoristas do transporte coletivo de Ponta Grossa.
Leia também: Moradora pede resgate de cães abandonados em Ponta Grossa























