SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 12°C ⛈️
Publicidade
Últimas

Saúde de Guamiranga se posiciona e esclarece que idosa com DPOC é devidamente assistida

Josiane Fátima Dubek, de 60 anos, precisa fazer o uso de oxigênio domiciliar 24 horas por dia, além do uso de medicamentos.

Saúde de Guamiranga se posiciona e esclarece que idosa com DPOC é devidamente assistida
Foto: Divulgação
Publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde de Guamiranga se posicionou sobre a situação da idosa Josiane de Fátima Dubek, de 60 anos, qual possui a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e realiza tratamento há quatro anos. Para a reportagem, ela denunciou que a cidade está negando seu pedido para devolver a máquina de oxigênio (concentrador) em que usa atualmente e voltar com o cilindro. Em nota, o município afirmou que a senhora é devidamente assistida, mas que “o fato recentemente divulgado, no sentido de que o município não estaria fornecendo o suporte necessário à paciente, não corresponde à realidade”.

Josiane precisa fazer o uso de oxigênio domiciliar 24 horas por dia, além do uso de medicamentos. Ela recebeu a concentrador de oxigênio do Estado, mas não se adaptou, fazendo ter crises de falta de ar e ansiedade. Ela usa desde fevereiro de 2025.

Veja o posicionamento completo da saúde de Guamiranga:

“A Secretaria Municipal de Saúde informa que a senhora Josiane de Fátima Dubek, de 60 anos, encontra-se devidamente assistida pela rede pública de saúde, sendo portadora de insuficiência respiratória decorrente de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), condição que demanda oxigenoterapia domiciliar prolongada.

Inicialmente, esclarece-se que o fato recentemente divulgado, no sentido de que o Município não estaria fornecendo o suporte necessário à paciente, não corresponde à realidade, tratando-se de informação inverídica (fake news), passível de apuração e eventual responsabilização nas esferas cível e criminal.

Em razão da patologia apresentada, e em conformidade com os protocolos estabelecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), bem como em articulação com a Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Instituto de Saúde do Paraná (ISEP) – 4ª Regional de Saúde, foi disponibilizado à paciente concentrador de oxigênio, equipamento capaz de produzir oxigênio de forma contínua, dispensando recargas.

Adicionalmente, como medida de segurança, foi fornecido cilindro de oxigênio reserva (backup), a ser utilizado em situações eventuais, como interrupções no fornecimento de energia elétrica, garantindo a continuidade do tratamento.

Dessa forma, a paciente encontra-se devidamente assistida, com o regular e adequado fornecimento de oxigênio, conforme indicação médica e diretrizes técnicas vigentes.

Ressalta-se, ainda, que a paciente é acompanhada continuamente pela equipe de saúde do Município, composta por médica, profissionais de enfermagem e assistente social, em atuação conjunta com a equipe da 4ª Regional de Saúde, representando o Estado, assegurando a integralidade do cuidado e a garantia de seus direitos.

Por fim, reafirma-se que todas as orientações e decisões adotadas foram fundamentadas em critérios técnicos e clínicos, sendo o concentrador de oxigênio a alternativa mais adequada e eficiente para atender às necessidades da paciente”.

Idosa

Uma familiar que preferiu não se identificar conta que “estão negando a dar o cilindro por causa da máquina. Dizem que ela está dando muito gasto. Quando tem crises de falta de ar, eu tenho que estabilizar ela em casa com inalação, bombinha para poder levar para o hospital. Ela falou de ir no Ministério Público e o prefeito disse ‘façam o que quiserem’. Ela também precisa do cilindro pequeno caso tenha que ir no hospital, na farmácia, mas querem recolher também”.

Sobre a máquina, a familiar comentou que “ainda é a luz caso falte ela fica sem oxigênio, pois tem que fazer um protocolo na copel em Prudentópolis. É longe não dá tempo, pois ela precisa de oxigênio 24 horas por dia. Aqui tem muita instabilidade de luz”.

Leia também: Ivaí conquista R$ 7,8 milhões de investimentos do Estado

Matheus de Lara
Autoria
Matheus de Lara
Jornalista formado pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa. Graduado em dezembro de 2019, já trabalhou por dois anos em jornal impresso em conjunto com um portal de notícias. Atualmente exerce o cargo de jornalista no Portal Boca no Trombone, desde 13 de março de 2023.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →