SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 11°C ☀️
Publicidade
Ponta Grossa

Santa Casa de PG realiza a primeira cirurgia robótica da região

Santa Casa de Ponta Grossa realiza primeira cirurgia robótica dos Campos Gerais, marcando avanço tecnológico histórico na saúde regional

Santa Casa de PG realiza a primeira cirurgia robótica da região
Divulgação
Publicidade

A Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa alcançou um marco histórico para a saúde dos Campos Gerais ao realizar, pela primeira vez na região, uma cirurgia robótica em sua instituição. O procedimento inaugural ocorreu na manhã desta quarta-feira (17) e consistiu em uma nefrectomia, realizada com sucesso em um paciente masculino de 53 anos.

A introdução da cirurgia robótica representa um avanço significativo na medicina regional, oferecendo maior precisão nos procedimentos, melhor visualização do campo cirúrgico e mais segurança ao paciente. Além disso, a tecnologia contribui para uma recuperação mais rápida, reduzindo impactos pós-operatórios e o tempo de internação.

O robô cirúrgico chegou à Santa Casa de Ponta Grossa no dia 9 de dezembro. Desde a semana passada, equipes multiprofissionais da instituição vêm participando de treinamentos específicos para a utilização adequada da nova tecnologia, garantindo segurança e eficiência nos procedimentos.

Para o provedor da Santa Casa de Ponta Grossa, Juarez Antonio Carvalho, a realização da primeira cirurgia robótica simboliza um momento de grande importância para a instituição e para toda a região. Segundo ele, trata-se da concretização de um sonho e da reafirmação do compromisso da Santa Casa em oferecer atendimento moderno e seguro à população.

O diretor técnico da instituição também destacou o impacto positivo da chegada da cirurgia robótica para os Campos Gerais. De acordo com ele, a tecnologia eleva o nível da assistência prestada, permitindo que pacientes tenham acesso a procedimentos de alta complexidade sem a necessidade de deslocamento para grandes centros urbanos.

O cirurgião Dr. Alexandre de Almeida Guedes, responsável pelo procedimento, celebrou o sucesso da cirurgia e ressaltou a eficiência do sistema robótico aliado ao preparo da equipe médica. Segundo ele, nesse caso específico, a cirurgia robótica possibilitou a preservação do rim do paciente, o que não seria possível por meio de uma cirurgia convencional. O procedimento ocorreu dentro do esperado e demonstrou o alto nível de capacitação dos profissionais envolvidos.

Além do Dr. Alexandre de Almeida Guedes, participaram da cirurgia os médicos Dr. Cassio Katzer, Dr. Jonathan Geronasso Simões e Dr. Paulo Jaworski.

Leia também: Sol marca presença nesta quinta e temperaturas ficam agradáveis em Ponta Grossa e região

Com a introdução da cirurgia robótica, a Santa Casa amplia seu parque tecnológico de alta capacidade e reforça sua missão de oferecer um atendimento cada vez mais moderno, eficiente e humanizado, alinhado às melhores práticas da medicina. A instituição segue investindo em infraestrutura, tecnologia e capacitação profissional, consolidando seu papel como referência em saúde para a população dos Campos Gerais.

Conheça o nosso canal no Youtube.

João Maciel
Autoria
João Maciel
Jornalista pós-graduado em Produção Textual e Leitura, com grande experiência em assessoria de imprensa, marketing, política e campanhas eleitorais. Coapresentador do BnT News e repórter no Portal BnT Online.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →