SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 12°C ⛈️
Publicidade
Últimas

Sanepar instala geradores e restabelece abastecimento em Rio Bonito do Iguaçu após destruição

Sanepar instala geradores e retoma o abastecimento em Rio Bonito do Iguaçu, após danos causados pelo temporal.

Sanepar instala geradores e restabelece abastecimento em Rio Bonito do Iguaçu após destruição
Divulgação
Publicidade

A Sanepar em Rio Bonito do Iguaçu concluiu neste sábado (8) a instalação de geradores de energia em três unidades do sistema produtor de água do município. A medida permitiu a retomada gradual do abastecimento, após os danos estruturais provocados pelo forte temporal que atingiu a cidade e deixou diversos bairros sem energia elétrica e sem água.

Segundo a companhia, três caminhões-pipa e duas carretas de água potável estão sendo utilizados para reforçar o fornecimento. A operação é feita a partir de Laranjeiras do Sul, cidade vizinha que segue apoiando o transporte de água potável até Rio Bonito do Iguaçu. O abastecimento atende instituições essenciais e auxilia na recuperação do sistema local.

Plano de ação
Dois geradores entraram em operação nas captações do Rio do Banho e no Açude Tamanduá por volta das 10 horas da manhã. Um terceiro equipamento foi instalado na Estação de Tratamento de Água, que começou a operar por volta das 12h30. A Copel também conseguiu restabelecer a energia elétrica no poço que completa o sistema produtor.

A Sanepar informou que dezenas de empregados, entre operadores, técnicos e engenheiros, atuam em campo desde as primeiras horas do dia para executar o plano emergencial. Equipamentos e componentes hidráulicos foram trazidos de outras regiões do Paraná para garantir a normalização do abastecimento o quanto antes.

Suporte tático
Além das equipes da Sanepar, bombeiros, profissionais de saúde, técnicos da Copel e servidores municipais trabalham em conjunto na busca por vítimas, recuperação de estruturas e restabelecimento dos serviços públicos. Para apoiar os trabalhadores e os moradores desabrigados, a Sanepar enviou 50 mil copos de água envasada, que começaram a ser distribuídos na tarde deste sábado. O lote partiu de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, onde ocorre o envase.

A previsão é de que o sistema de abastecimento de Rio Bonito do Iguaçu volte à normalidade de forma gradual ao longo dos próximos dias, conforme as condições técnicas e climáticas permitirem.

Leia também: Veja imagens do tornado que causou destruição em cidades do Paraná

Fabiano Blageski
Autoria
Fabiano Blageski
Radialista em Ponta Grossa, atuou em rádios, TV e sites, com experiência no microfone e nos bastidores. Apaixonado por comunicação, entretenimento e notícias, também é promoter de eventos, assessor de imprensa, destacando-se pela versatilidade e busca constante por aprendizado.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →